Mais
×

Alívio de dor muscular para cães

Atualizado em 21 novembro, 2016

A dor muscular em cães pode ser causada por excesso de esforço durante brincadeiras ou lesão. Os melhores resultados são observados tipicamente quando os métodos de tratamento são combinados em uma abordagem com múltiplos níveis. Uma consulta com o veterinário deve ser o primeiro passo para garantir que um problema maior não está sendo negligenciado. A consistência no tratamento produz os resultados mais rápidos para seu cão.

Alívio de dor muscular para cães (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Causa

O primeiro passo no tratamento da dor em seu animal de estimação é encontrar as causas. A melhor maneira de fazer isso é consultar o veterinário. Alguns problemas podem requer o uso de talas, gessos ou cirurgias para corrigir o problema que está causando a dor muscular. Uma vez que essas coisas foram descartadas ou corrigidas, analgésicos e fisioterapia são os próximos passos.

Medicação

O carprofeno (Rimadyl) é um dos medicamentos contra a dor usado para cães. Ele é um medicamento anti-inflamatório não esteroidal que pode ser administrado uma vez ou duas vezes por dia. Para cães que levaram um tombo ou se envolveram em um acidente, o uso de carprofeno durante vários dias pode reduzir grandemente a dor e o inchaço. Um veterinário pode ajudar a decidir quanto ao tempo e a quantidade a ser utilizada. O Metacam é outro anti-inflamatório que pode ser empregado com efeito similar.

O metocarbamol é um relaxante muscular que pode ser usado para acalmar os músculos doloridos ou feridos. Este medicamento geralmente produz sonolência e pode ser útil para manter o cão tranquilo. O veterinário pode ajudar a determinar a dose, a duração de administração e se outros fármacos deverão ser usados. Muitas vezes, uma abordagem múltipla com vários remédios com diferentes modos de ação fornece os resultados mais rápidos.

Fisioterapia

Em cães, assim como os seres humanos, o uso de calor, gelo e massagem podem ajudar a aumentar a cicatrização e reduzir a dor. Calor e gelo devem ser aplicados à área lesada enquanto o cão tolerar ou um máximo de 20 minutos. Use esta forma de terapia de três a quatro vezes ao dia por vários dias até que observar uma melhora. A massagem da área também pode ajudar a romper nós musculares e melhorar a circulação, mas seja gentil e faça apenas o que o cão tolerar. Muitas vezes, simplesmente forçar o animal a ficar em repouso durante vários dias ou uma semana produz os melhores resultados. Frequentemente, a excitação de um cão para sair suplanta qualquer dor que sentem, mas brincadeiras só agravarão a dor e aumentarão o tempo de cura.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article