Alívio da dor no plexo solar

Escrito por alexis writing | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alívio da dor no plexo solar
Casal em pose de ioga (Getty Images/Digital Vision/Getty Images)

O plexo solar pode ser descrito em termos simples como uma rede vital de nervos. Ele é emanado a partir do abdome e se conecta a vários nervos que se ramificam para várias partes corporais, como a aorta abdominal e o tronco celíaco, que possuem vários nervos que se conectam a outros órgãos, como o estômago, baço, fígado, pâncreas e esôfago. Resumindo, o plexo solar é um conjunto muito complexo e delicado de nervos que atua como uma ligação para muitos órgãos importantes dos sistemas nervoso e digestivo.

Outras pessoas estão lendo

Causas da dor

A dor no plexo solar pode resultar de vários fatores. Um deles é interno, o que significa que a dor pode ser causadas por problemas no funcionamento da rede de nervos. Isso pode causar desconforto em um ou mais dos órgãos conectados aos nervos do plexo solar. A dor também pode ser resultado de uma lesão causada por uma batida no estômago. O câncer é um outro motivo em potencial para a sensibilidade no plexo solar, especialmente se ele for uma metástase. Os cânceres metastáticos no plexo solar podem se espalhar de um órgão para outro pela rede, fazendo com que o problema seja mais difícil de tratar.

Alívio da dor no plexo solar
Mulher com dor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Lidando com a dor

Lidar com a dor no plexo solar é uma tarefa complexa, já que a dor pode ser causada por várias razões em potencial. Qualquer dor em órgãos pode na verdade estar relacionada ao plexo solar. Por exemplo, algo que parece ser apenas uma cólica abdominal pode ser mais complexo se o plexo solar estiver envolvido. Então, quando houver suspeita de lesão nesse plexo, um diagnóstico precisa ser feito antes de qualquer tratamento, usando radiografias e outros exames para ver se a área está envolvida. Se a dúvida for confirmada, as terapias apropriadas devem ser prescritas de acordo com a fonte da dor. No entanto, se ela for originada por causa de um câncer, o oncologista é quem decide o melhor tratamento. Quanto a dores musculares, pode-se tentar o método de repouso, gelo, compressão e elevação.

Alívio da dor no plexo solar
O repouso é essencial para aliviar dores musculares (Kraig Scarbinsky/Digital Vision/Getty Images)

Métodos de tratamento

O fato principal sobre a dor no plexo solar é que ela está relacionada aos nervos. Então, analgésicos que atuam sobre estruturas musculares e nervosas terão uso limitado. Já os medicamentos que agem sobre o sistema nervoso podem suprimir a dor, mas esse é um tratamento sintomático. A chave para resolver o problema subjacente é relaxar os nervos. Talvez nenhum sistema de tratamento tenha sido comprovadamente eficaz como o ioga quanto ao relaxamento dos nervos. Algumas técnicas fáceis que podem ser praticadas no dia a dia incluem respirações profundas (a hiperventilação enquanto se deita de costas) e superficiais e aceleradas. Os movimentos respiratórios superficiais e rápidos devem ser como a respiração de um cachorro e, se forem feitos por cinco minutos, eles podem acalmar o sistema nervoso. Cantar em voz alta também pode liberar o estresse e colocar as mãos sobre a região do plexo enquanto se faz isso também pode ajudar.

Alívio da dor no plexo solar
Meditação pode ajudar a relaxar o plexo solar (Kraig Scarbinsky/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível