Alívio para dor no tendão flexor longo do hálux

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por fabiana silva
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De acordo com artigos e informações fornecidos por sites especializados, os tendões flexores longo do hálux (dois deles) fornecem os movimentos para o dedão do pé. Eles se estendem por baixo do pé e sobem para dentro do tornozelo. A tendinite nessas estruturas pode causar dor na parte traseira interna do tornozelo ou na área do arco do pé. Os dançarinos e os atletas são os que mais têm chances de serem acometidos por essa lesão pois exigem muito de sua musculatura. O tratamento geralmente inclui uma combinação de repouso, imobilização, compressa fria, quente, medicamentos e exercícios de alongamento.

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Repouso, compressas fria e quente

Se você sentir dor no tendão flexor longo do hálux, interrompa qualquer atividade física que costuma fazer e deixe seu pé de repouso. Durante esse tempo, use imobilizadores ou talas no tornozelo para limitar os movimentos. Dentro das primeiras 48 horas após o início da dor, aplique compressa fria para controlar qualquer inflamação ou inchaço. A temperatura fria aplicada no local provoca a vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos), reduzindo a inflamação e a dor ao limitar do fluxo de sangue e de fluido linfático para a região. Para obter uma maior eficácia, comprima a compressa fria diretamente no tendão afetado em intervalos de 20 minutos ao longo do dia (a cada três a quatro horas). Elevar os pés acima da altura do peito também pode reduzir o inchaço, a inflamação e a dor. Assim que a inflamação tiver diminuído um pouco, aplique compressas quentes para permitir que o sangue (com suas propriedades curativas) irrigue o tendão flexor longo do hálux.

Medicamento

Medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno (Advil, Motrin) e o naproxeno (Aleve) também podem ajudar a aliviar a dor da lesão. Eles são inibidores de Cox-2, o que minimiza a dor e a inflamação ao limitar os efeitos dessas enzimas e das prostaglandinas, que são produzidas naturalmente pelo organismo em resposta à irritação sofrida pelo tendão. Se a dor for mais severa, o médico poderá receitar esteroides orais ou uma injeção de cortisona. Os relaxantes musculares também podem ser eficazes no alívio da dor.

Massagem

A massagem também pode ajudar a reduzir a dor na região lesionada. Ela promove o fluxo sanguíneo, reduz a formação de tecido cicatricial e pode soltar os tendões tensionados para aumentar a mobilidade.

Exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento são uma das melhores maneiras de estimular o fluxo de sangue para uma região específica do corpo. Um dos melhores movimentos para alongar os tendões flexores longo do hálux é apoiar o pé sobre a beirada de uma mesa ou colchão e lentamente esticar os dedos para frente, para longe do seu corpo. Mantenha essa posição por dois a cinco segundos e, em seguida, traga-os em sua direção e alongue os tendões pelo mesmo período de tempo. Repita várias vezes e gradualmente aumente o número de repetições. Depois que conseguir realizar os exercícios simples de alongamento, tente alguns para a panturrilha. Coloque-se na ponta dos pés e, em seguida, abaixe-se. Posteriormente, faça esses exercícios em uma plataforma elevada, como uma escada. Esses exercícios ajudarão a fortalecer o tendão flexor longo do hálux, o tornozelo e a panturrilha proporcionando mais estabilidade para o seu pé.

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