Alívio da dor urinária

Escrito por leigh a. zaykoski | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alívio da dor urinária
Aprenda alguns métodos para aliviar a dor urinária (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A dor na bexiga pode causar um desconforto significativo, que interfere nas suas atividades diárias. Caso não tenha possa ver o seu médico rapidamente, há várias maneiras de obter alívio da dor urinária em casa. É possível usar a terapia de aquecimento, beber bastante líquidos, fazer mudanças no estilo de vida ou usar um medicamento que não precise de prescrição, desenvolvido especificamente para a dor urinária.

Outras pessoas estão lendo

Terapia de aquecimento

O calor pode aliviar um pouco a dor associada com distúrbios urológicos, de acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. A terapia de aquecimento, recomendada a intervalos de 20 minutos, vem na forma de uma garrafa de água quente ou uma almofada de aquecimento elétrico.

Para usar uma garrafa de água quente, encha a garrafa com água quente e verifique se a tampa está bem fechada. Enrole a garrafa em uma toalha e coloque-a sobre a parte inferior do abdômen e da pelve superior. Deixe a garrafa de água quente no local por 20 minutos, antes de removê-la.

Para usar uma almofada de aquecimento elétrico, ligue-a em uma tomada e escolha o seu grau de aquecimento desejado. Certifique-se que a almofada esteja envolta em uma toalha fina ou em uma fronha e coloque-a sobre a sua bexiga, por 20 minutos.

Líquidos

Caso sua dor urinária seja causada por infecção, beba bastante água, para eliminar as bactérias do sistema urinário. De acordo com Elliot L. Cohen, doutorando e professor assistente de urologia clínica no Mount Sinai Hospital e colaborador de "O livro dos médicos sobre remédios caseiros", beber mais água faz com que você urine com mais frequência. Cada vez que urinar, as bactérias serão eliminadas a partir do trato urinário.

Outra bebida que pode ajudar a aliviar a dor urinária causada por infecções na bexiga é o suco de oxicoco. "O livro dos médicos sobre remédios caseiros" cita um estudo feito pela Tufts University, que descobriu que o suco de oxicoco impede que as bactérias possam aderir às paredes da bexiga.

Mudanças no estilo de vida

A ingestão de determinados alimentos pode irritar a mucosa da bexiga, conduzindo à dor urinária. Evite alimentos picantes, chocolate e bebidas com cafeína, pois estes podem causar essa irritação.

Uma recomendação dos profissionais do National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse (NKUDIC) é para parar de fumar, caso sofra de dor urinária. O tabaco é a principal causa do câncer de bexiga, de forma que eliminando o hábito da sua vida, poderá ajudá-lo a evitar a dor urinária e também a proteger sua saúde.

Fenazopiridina

A fenazopiridina é um medicamento que não precisa de prescrição médica, por vezes utilizado para tratar a dor do trato urinário. Uma marca popular é o Pyridium. Este fármaco, apresentado em forma de comprimido, é utilizado três vezes ao dia, uma após cada refeição. Caso tome fenazopiridina, fique atento para efeitos colaterais, como dores de estômago, tonturas e dores de cabeça. Procure ajuda médica, caso tenha efeitos secundários mais graves, como icterícia (amarelamento da pele ou da parte branca dos olhos), confusão, febre, erupções cutâneas, falta de ar, ou sinais de uma reação alérgica, como inchaço ou dificuldade em respirar. Apesar de a fenazopiridina ser um fármaco eficaz, não é intencionado para curar as causas da dor urinária.

Consulte um médico, para descobrir o que está causando sua dor, e saiba como ela pode ser tratada, para um alívio mais permanente da dor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível