Alívio para a metatarsalgia

Escrito por brad mchargue | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alívio para a metatarsalgia
Alívio para a metatarsalgia (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A metatarsalgia é, simplesmente, inflamação e dor na planta do pé. A inflamação ocorre, tipicamente, no nervo que corre entre o terceiro e o quarto osso do pé. Diferentemente de outras condições de pé, como a fascite plantar, é geralmente um quadro menor que raramente requer algo além de descanso e remédios caseiros. Em casos graves, em que esses tratamentos não surtem efeito, a cirurgia de realinhamento dos metatarsos pode ser considerada.

Outras pessoas estão lendo

Causas e sintomas

A metatarsalgia tipicamente ocorre quando um excesso de peso ou pressão é aplicado nos metatarsos, os ossos que vão dos arcos dos pés até as articulações dos dedos. Assim sendo, aqueles que são ativos fisicamente (especialmente corredores) ou os que têm o arco pé alto podem experimentar mudança de pressão sobre um ou mais metatarsos, culminando em inflamação e dor.

Outros fatores incluem obesidade, sapatos mal adaptados e um número de outros fatores que podem causar a mudança de pressão, tal como joanetes e dedo em martelo. O neuroma de Morton, um crescimento de tecido fibroso não-canceroso ao redor de um nervo que pode imitar os sintomas associados à metatarsalgia, pode contribuir com o estresse colocado sobre os metatarsos. Isso é mais comum em corredores e naqueles que usam sapatos mal ajustados e salto alto.

Os sintomas incluem dor ao redor dos dedos e na planta do pé que pode ser aguda, contínua, queimar ou em pontadas. Essa dor é exacerbada por caminhada ou corrida, bem como por andar descalço sobre uma superfície dura. Alguns pacientes podem, até mesmo, sentir como se estivessem andando com uma pedra no sapato. Os sintomas geralmente se desenvolvem com o tempo, apesar de serem conhecidos por ocorrer sem aviso prévio. Embora seja recomendado ir ao médico se a dor continuar ou piorar sem tratamento, na maioria das vezes o quadro pode ser tratado em casa.

Tratamento caseiro

A melhor maneira de tratar metatarsalgia é simplesmente descansar o pé afetado. Sugere-se cessar toda a atividade de alto impacto, apesar de exercícios de baixo impacto, como natação ou ciclismo, serem recomendados como alternativas.

Além de descansar, alongar e colocar gelo na área afetada várias vezes ao dia, por cerca de vinte minutos a cada vez, pode ajudar a aliviar a dor e a diminuir a inflamação.

O uso de sapatos apropriados, ou de suportes do arco do pé, almofadas de metatarso e palmilhas de absorção de choque, pode ajudar a prevenir que um excesso de pressão seja colocado sobre o pé, bem como a controlar movimentos. Suportes rígidos de arco, feitos de plástico ou de fibra de carbono, são feitos para controlar o movimento do pé e podem ser usados em conjunto com as almofadas metatársicas.

Tratamento médico

Analgésicos sem prescrição, como o ibuprofeno, naproxeno e aspirina, são as únicas drogas recomendadas como tratamento da metatarsalgia. Eles funcionam aliviando a dor e a inflamação associada à condição.

Se um joanete ou calo estão ocasionando o quadro, os analgésicos mencionados anteriormente, juntamente com emolientes (acalmam e suavizam a pele), adstringentes (contrai os tecidos) ou pomadas, podem dar alívio. Em casos raros, uma injeção de corticosteroide pode ser recomendada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível