Alívio para os sintomas de ATM

Escrito por dana severson | Traduzido por marina villar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alívio para os sintomas de ATM
Relaxantes musculares são usados para aliviar os sintomas da ATM (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A ATM, também conhecida como síndrome da articulação têmporo-mandibular, é na verdade um grupo de distúrbios que causam dor e desconforto nas mandíbulas e orelhas. Os danos artríticos e alinhamento impróprio da cartilagem são as duas principais causas dessa condição, que também pode ser resultado do uso excessivo, morder ou ranger os dentes bem como um trauma na mandíbula. Quando um ATM se desenvolve, existem inúmeras coisas que você pode fazer para ajudar a encontrar alívio dos sintomas.

Outras pessoas estão lendo

Alívio em casa

Uma das primeiras coisas que você deve fazer para trazer alívio para os sintomas da ATM é se conscientizar de como segurar sua mandíbula. Se você tem tendência de morder ou ranger os dentes, procure relaxar a mandíbula. Para fazer isso, mantenha seus dentes inferiores separados dos superiores e coloque sua língua em direção ao céu da boca. Com o tempo, esse relaxamento se tornará uma atividade natural.

Conforme você relaxa sua mandíbula, massageie os músculos internos do seu rosto. Comece próximo às orelhas e gentilmente massageia a articulação têmporo-mandibular e no decorrer da linha da mandíbula. Siga com uma terapia de calor e frio, primeiro aplicando um saco de gelo na área afetada por cerca de 20 minutos para reduzir qualquer inflamação. Depois que isso terminar, coloque uma toalha de rosto quente no mesmo lugar pela mesma quantidade do tempo (reaquecendo a toalha se necessário). Isso deverá relaxar quaisquer músculos tensos e suavizará qualquer dor restante.

Se a dor ainda persistir, tome dois comprimidos de um remédio anti-inflamatório sem esteroides para diminuir a dor causada pela inflamação. E considere investir em um protetor bucal, especialmente se a ATM for relacionada com o ranger de dentes. Esse tipo de aparelho pode ajudar a mandíbula a relaxar quando você não consegue fazer isso sozinho, como durante os períodos do sono.

Tratamento profissional

Quando sua dor é muito mais severa, ou se você está sentindo sua mandíbula travar ou uma dificuldade para abrir a boca, entre em contato com um médico, já que o tratamento em casa não foi o suficiente para tratar o problema. Nessa situação, um remédio prescrito pode ser necessário para trazer alívio. Os relaxantes musculares e antidepressivos são dois medicamentos comuns usados para ATM, mas seu médico pode determinar que o melhor modo de tratamento é um corticoesteroide ou até mesmo injeções de Botox.

Os medicamentos frequentemente são seguidos por exercícios para ajudar a alongar e fortalecer os músculos dentro da articulação têmporo-mandibular e mandíbula. Você pode aprender diferentes exercícios para essa área do corpo, como a cabeça, pescoço e ombros, que podem contribuir para esse distúrbio. No entanto, quando o ranger de dentes é causado por estresse e ansiedade, a terapia comportamental ou até mesmo o controle de estresse é usado em conjunto com a terapia física.

Em casos extremamente severos de ATM, um procedimento cirúrgico pode ser necessário para reparar quaisquer danos na cartilagem, músculos, ossos, ou algum trabalho ortodôntico pode ser necessário para corrigir a mordida inapropriada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível