×
Loading ...

Como fazer almofadas com jeans trançado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você já se perguntou o que deveria fazer com aquela monte de calças jeans velhas empilhadas no armário? Aquelas que são grande demais, pequenas demais, com rasgos demais e nem os brechós aceitam? Rasgue-as e reutilize-as com estas maravilhosas almofadas texturizadas que acrescentarão uma decoração divertida à sua casa.

Instruções

Uma almofada jeans complementa qualquer sofá! (Marisa Hice)
  1. Em um pedaço grande de papel, desenhe um retângulo para fazer o molde da capa da almofada. Para uma almofada quadrada de 40 cm de lado, as medidas do retângulo serão de 38 x 90 cm. As capas sempre devem ser ligeiramente menores do que a almofada para os melhores resultados. Meu molde é 2 cm menor no comprimento e na largura, e eu embuti uma aba de 14 cm que você verá nos detalhes abaixo. Também acrescentei 5 mm para a costura nas laterais, então as dimensões totais do meu molde foram 39 x 90 cm.

    Loading...
    Faça um molde de papel para a capa da almofada (Marisa Hice)
  2. Recorte o molde de papel e use alfinetes para prendê-lo ao tecido da capa. Eu escolhi feltro porque ele é espesso o suficiente para segurar as tranças de jeans e não desfia. Outra opção seria utilizar o jeans para manter o tema da almofada.

    Coloque o molde sobre o feltro (Marisa Hice)
  3. Depois de cortar o tecido, dobre 38 cm do lado mais longo, dobre o excesso por cima e use alfinetes para prender um lado ao outro, como mostrado na figura. A capa deve medir 39 x 38 cm.

    Dobre o feltro no comprimento e use alfinetes para prender os dois lados (Marisa Hice)
  4. Usando sua máquina de costura, faça bainhas laterais de 5 mm. Como as bordas do feltro não desfiam, eu simplesmente usei uma costura reta e não precisei finalizar as bordas do tecido. Assim, não é preciso virar a capa da almofada do avesso, mas os pontos da costura vão aparecer do lado de fora, então lembre-se de usar uma linha que combine com o tecido!

    Costure as laterais da capa da almofada (Marisa Hice)
  5. Agora, é hora de começar a cortar aqueles jeans velhos! A maneira mais fácil de fazer isso é separar cada calça em duas pernas, cortando-a no meio. Quando separar, abra cada uma delas cortando ao longo da costura interna. Depois, abra-as, ficando com um pedaço de tecido grande, e comece a cortar no comprimento em tiras de 2,5 a 5 cm de largura.

    Corte as calças no meio (Marisa Hice)
  6. Quando suas calças já estiverem cortadas em tiras, é hora de começar a trançar! Junte três tiras de jeans com um alfinete de segurança e prenda-o a algo que você possa puxar. É muito importante manter a trança esticada (como quando se está trançando cabelos). Eu tenho um quadro de avisos onde prendi a ponta da minha trança e funcionou bem. Você também pode usar o alfinete para prender sua trança a uma maçaneta, ao pé do sofá ou qualquer coisa que ajude a manter a trança tensionada.

    Junte as primeiras três tiras de jeans (Marisa Hice)
  7. Ao trançar, rapidamente chegará ao fim de cada tira de jeans. Quando isso acontecer, pegue uma nova tira da pilha, prenda-a à ponta das tiras de sua trança e continue trançando!

    Sua trança está ficando pronta! (Marisa Hice)
  8. Quando tiver uma trança de tamanho razoável (para referência, a minha almofada utilizou cerca de 7,5 metros contínuos de trança), pode começar a aquecer a pistola de cola quente para colar a trança à capa da almofada. Para prender toda a largura da trança e colá-la firmemente, eu fiz um zigue-zague com a cola quente, como mostrado na imagem.

    Faça um zigue-zague com a pistola de cola quente para firmar bem a trança (Marisa Hice)
  9. Quando chegar ao fim da capa da almofada, simplesmente corte as pontas da trança e voilà! Agora pegue a almofada, coloque dentro dessa maravilhosa capa nova e deixe-a em seu sofá!

    Aproveite sua nova almofada! (Marisa Hice)
Loading...

Dicas

  • Para conseguir essa aparência em minha almofada, eu usei três calças com tons diferentes de jeans. Misturei tons claros e escuros para criar uma estampa interessante. Você também pode usar tons mais parecidos para um visual mais uniforme. Misture, as combinações são infinitas!

O que você precisa

  • Almofadas
  • Feltro
  • 2 a 3 calças jeans
  • Pistola de cola quente
  • Bastões de cola quente
  • Linha
  • Papel
  • Lápis
  • Régua
  • Tesoura para tecido
  • Máquina de costura
Loading ...
Loading ...