Como fazer almofadas com jeans trançado

Escrito por marisa hice | Traduzido por lara scheffer
Como fazer almofadas com jeans trançado
Uma almofada jeans complementa qualquer sofá! (Marisa Hice)

Você já se perguntou o que deveria fazer com aquela monte de calças jeans velhas empilhadas no armário? Aquelas que são grande demais, pequenas demais, com rasgos demais e nem os brechós aceitam? Rasgue-as e reutilize-as com estas maravilhosas almofadas texturizadas que acrescentarão uma decoração divertida à sua casa.

Instruções

  1. 1

    Em um pedaço grande de papel, desenhe um retângulo para fazer o molde da capa da almofada. Para uma almofada quadrada de 40 cm de lado, as medidas do retângulo serão de 38 x 90 cm. As capas sempre devem ser ligeiramente menores do que a almofada para os melhores resultados. Meu molde é 2 cm menor no comprimento e na largura, e eu embuti uma aba de 14 cm que você verá nos detalhes abaixo. Também acrescentei 5 mm para a costura nas laterais, então as dimensões totais do meu molde foram 39 x 90 cm.

    Como fazer almofadas com jeans trançado
    Faça um molde de papel para a capa da almofada (Marisa Hice)
  2. 2

    Recorte o molde de papel e use alfinetes para prendê-lo ao tecido da capa. Eu escolhi feltro porque ele é espesso o suficiente para segurar as tranças de jeans e não desfia. Outra opção seria utilizar o jeans para manter o tema da almofada.

    Como fazer almofadas com jeans trançado
    Coloque o molde sobre o feltro (Marisa Hice)
  3. 3

    Depois de cortar o tecido, dobre 38 cm do lado mais longo, dobre o excesso por cima e use alfinetes para prender um lado ao outro, como mostrado na figura. A capa deve medir 39 x 38 cm.

    Como fazer almofadas com jeans trançado
    Dobre o feltro no comprimento e use alfinetes para prender os dois lados (Marisa Hice)
  4. 4

    Usando sua máquina de costura, faça bainhas laterais de 5 mm. Como as bordas do feltro não desfiam, eu simplesmente usei uma costura reta e não precisei finalizar as bordas do tecido. Assim, não é preciso virar a capa da almofada do avesso, mas os pontos da costura vão aparecer do lado de fora, então lembre-se de usar uma linha que combine com o tecido!

    Como fazer almofadas com jeans trançado
    Costure as laterais da capa da almofada (Marisa Hice)
  5. 5

    Agora, é hora de começar a cortar aqueles jeans velhos! A maneira mais fácil de fazer isso é separar cada calça em duas pernas, cortando-a no meio. Quando separar, abra cada uma delas cortando ao longo da costura interna. Depois, abra-as, ficando com um pedaço de tecido grande, e comece a cortar no comprimento em tiras de 2,5 a 5 cm de largura.

    Como fazer almofadas com jeans trançado
    Corte as calças no meio (Marisa Hice)
  6. 6

    Quando suas calças já estiverem cortadas em tiras, é hora de começar a trançar! Junte três tiras de jeans com um alfinete de segurança e prenda-o a algo que você possa puxar. É muito importante manter a trança esticada (como quando se está trançando cabelos). Eu tenho um quadro de avisos onde prendi a ponta da minha trança e funcionou bem. Você também pode usar o alfinete para prender sua trança a uma maçaneta, ao pé do sofá ou qualquer coisa que ajude a manter a trança tensionada.

    Como fazer almofadas com jeans trançado
    Junte as primeiras três tiras de jeans (Marisa Hice)
  7. 7

    Ao trançar, rapidamente chegará ao fim de cada tira de jeans. Quando isso acontecer, pegue uma nova tira da pilha, prenda-a à ponta das tiras de sua trança e continue trançando!

    Como fazer almofadas com jeans trançado
    Sua trança está ficando pronta! (Marisa Hice)
  8. 8

    Quando tiver uma trança de tamanho razoável (para referência, a minha almofada utilizou cerca de 7,5 metros contínuos de trança), pode começar a aquecer a pistola de cola quente para colar a trança à capa da almofada. Para prender toda a largura da trança e colá-la firmemente, eu fiz um zigue-zague com a cola quente, como mostrado na imagem.

    Como fazer almofadas com jeans trançado
    Faça um zigue-zague com a pistola de cola quente para firmar bem a trança (Marisa Hice)
  9. 9

    Quando chegar ao fim da capa da almofada, simplesmente corte as pontas da trança e voilà! Agora pegue a almofada, coloque dentro dessa maravilhosa capa nova e deixe-a em seu sofá!

    Como fazer almofadas com jeans trançado
    Aproveite sua nova almofada! (Marisa Hice)

Dicas & Advertências

  • Para conseguir essa aparência em minha almofada, eu usei três calças com tons diferentes de jeans. Misturei tons claros e escuros para criar uma estampa interessante. Você também pode usar tons mais parecidos para um visual mais uniforme. Misture, as combinações são infinitas!

O que você precisa?

  • Almofadas
  • Feltro
  • 2 a 3 calças jeans
  • Pistola de cola quente
  • Bastões de cola quente
  • Linha
  • Papel
  • Lápis
  • Régua
  • Tesoura para tecido
  • Máquina de costura

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível