Alongamento para dobrar as costas mais para trás

Escrito por ilana waters | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
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Alongamento para dobrar as costas mais para trás
A flexibilidade das costas pode aumentar com exercícios de alongamento (bare back image by msw from Fotolia.com)

Os músculos das costas fazem um dos trabalhos mais importantes do corpo. Eles ajudam a estabilizar a coluna inteira e a área ao seu redor, tornando mais fácil mover o tronco e membros inferiores. Mas se você tiver costas rígidas ou doloridas, até mesmo os mais simples movimentos diários podem sobrecarregá-los. Fazer alongamentos para dobrar ainda mais as costas pode aumentar sua flexibilidade, sua força e até mesmo acabar com a dor crônica que ocorre nessa área.

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Em pé

Um alongamento que pode ser feito para melhorar a flexibilidade envolve ficar levantado com os pés na largura dos ombros e as mãos cruzadas atrás das costas. Ao puxar os braços para baixo e curvar-se para trás, tanto quanto puder, você alonga os músculos superiores e inferiores das costas e os ombros. Tudo isso, se praticado de forma constante, aumenta a flexibilidade das costas.

Sentado

Você também pode alongar facilmente as costas sentado. No entanto, é preciso usar uma cadeira confortável. Ao sentar-se na ponta do banco, você pode inclinar a cabeça e os braços para trás ou até mesmo colocar as mãos na parte inferior das costas. Inclinar-se para trás tanto quanto for capaz, sem bater no encosto da cadeira, irá aumentar sua flexibilidade. Este é um excelente exercício para iniciantes ou para quem trabalha sentado o dia todo.

Deitado

Os alongamentos feitos enquanto estiver deitado oferecem maiores benefícios para dobrar ainda mais as costas. Um muito apropriado para se usar é chamado de "ponte". Durante esse exercício, coloque as palmas das mãos para trás no chão, dobre os joelhos e curve o corpo para cima como uma ponte. Se você for incapaz de fazer uma ponte completa na primeira vez, dobre o corpo tanto quanto possível, até que esteja flexível o suficiente para executá-la.

Considerações

É recomendado discutir qualquer programa com um médico, antes de iniciar um alongamento para dor crônica nas costas. Você pode precisar de treinamentos especiais de alongamento ou maneiras específicas para fazê-los, ensinados por um profissional de saúde licenciado. Se a qualquer momento o alongamento causar dor ou desconforto, pare imediatamente. Se você estender um músculo durante o exercício, não realize outro alongamento, até que o músculo esteja curado completamente. Quando estiver sarado, comece o alongamento com muito cuidado e não tente curvar-se de uma só vez, como fez anteriormente.

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