Alongamentos que aliviam a dor no esporão calcâneo

Escrito por heather robson | Traduzido por mariana korman
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Alongamentos que aliviam a dor no esporão calcâneo
O esporão calcâneo causa muita dor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O esporão calcâneo é uma lesão por esforço repetitivo que afeta o tendão que liga o calcanhar à ponta do pé. Esse tendão, chamado fáscia plantar, dá apoio ao arco do pé. Ele pode ser distendido do osso do calcanhar, criando nova formação óssea. Esse crescimento ósseo pressiona os tecidos circundantes durante o movimento e causa muita dor em exercícios de resistência de peso. Normalmente, a dor diminui à medida em que o exercício continua, mas retorna durante a próxima sessão.

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Os benefícios do alongamento

O alongamento desempenha um papel importante para ajudar na cura do esporão calcâneo. É preciso esticar seus arcos, o seu tendão de Aquiles e as suas panturrilhas diariamente, várias vezes ao dia. Os momentos mais importantes para se alongar são ao acordar, antes mesmo de sair da cama, e antes de qualquer atividade física que normalmente provoque a dor do esporão. Uma boa rotina de alongamento deve durar apenas cinco minutos e permitir que cada movimento dure o tempo suficiente.

Alongamentos úteis

Para as panturrilhas: Fique de pé a cerca de 45 cm de uma parede. Dobre o joelho direito e deslize a perna esquerda para trás. Mantenha a perna esquerda em linha reta e tente manter o calcanhar no chão. Coloque as mãos na parede para se apoiar. Mantenha o alongamento contando lentamente até dez e, em seguida, tente aprofundar, deslizando o pé de trás um pouco mais. Mantenha a posição por mais dez segundos. Mude o lado e repita.

Para o tendão de Aquiles: Ainda de pé cerca a de 45 cm da parede, coloque o pé direito aproximadamente a 30 cm à frente do lado esquerdo. Nessa posição, lentamente dobre seus joelhos como em um agachamento. Agache o máximo que puder sem levantar os calcanhares do chão. Você deve sentir o alongamento no tendão de aquiles esquerdo. Mantenha a posição contando lentamente até dez. Mude o lado e repita.

Para o arco: Mantendo seu joelho direito levemente flexionado, dobre o esquerdo até ficar na ponta dos dedos. Faça um movimento circular para dentro, colocando certa pressão no chão ao percorrer todos os dedos. Faça quatro círculos e, em seguida, movimente-se na direção oposta. Mude o lado e repita.

Prevenção do esporão calcâneo

O esporão calcâneo pode demorar de seis meses a um ano para curar completamente. Continue a se alongar diariamente até mesmo depois da dor passar. A rotina de alongamentos ajuda a prevenir que se forme outro esporão. Para trabalhos ou treinos que exijam que você fique de pé, escolha sapatos que apoiem o arco plantar e deem amortecimento ao calcanhar.

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