Mais
×

Como fazer alongamentos do músculo trapézio superior

Atualizado em 17 abril, 2017

O trapézio é um músculo liso triangular dividido em duas partes, o trapézio superior e o inferior. Ambos os músculos são responsáveis ​​em manter a orientação da escápula ou omoplata. Quando o trapézio superior trabalha sozinho, ele eleva o ombro e apoia a cintura escapular ao levantar um peso. Ele está localizado entre o pescoço e os ombros, que são áreas propensas a tensões e dores musculares. Alongar esse músculo ajuda a aliviar a rigidez ou dor no pescoço e ombros.

Instruções

  1. Sente-se ereto em uma cadeira com os ombros relaxados e a cabeça em posição neutra. Com cuidado, comprima o queixo em direção à clavícula esquerda tanto quanto puder, sem curvar-se. Depois, vire ligeiramente a cabeça para a direita, até sentir um alongamento no lado direito do pescoço. Mantenha essa posição por 10 a 15 segundos. Relaxe e traga a cabeça para a posição neutra. Faça o mesmo no lado oposto. Execute este procedimento três vezes de cada lado.

  2. Sente-se ereto com a cabeça em uma posição neutra, coloque o braço direito atrás das costas e segure a cadeira do lado oposto. Depois, incline lentamente a cabeça do lado esquerdo e abaixe o queixo tanto quanto puder até sentir um alongamento no lado direito do pescoço. Mantenha o alongamento por 10 a 15 segundos, relaxe e traga a cabeça para a posição neutra. Faça o mesmo do lado oposto. Repita este procedimento três vezes de cada lado.

  3. Comece em pé, com a cabeça em posição neutra e o braço direito atrás das costas. Segure a mão direita com a esquerda e puxe-a mais para o lado esquerdo. Depois, incline a cabeça para a esquerda até a orelha esquerda ficar alinhada ao seu ombro. Abaixe lentamente o queixo até sentir um alongamento no lado direito do pescoço e mantenha por 10 a 15 segundos. Relaxe e traga a cabeça para a posição neutra. Faça o mesmo no lado oposto. Repita três vezes de cada lado.

  4. Comece deitado de costas (posição supino), com seu parceiro de pé na beirada da cama, onde estiver sua cabeça. Depois, vire-a para a esquerda, enquanto seu parceiro cruza os braços, para que a mão esquerda fique em seu ombro direito e a mão direita sobre a região occipital ou área lombar da cabeça. Instrua seu parceiro para abaixar seu ombro com a mão esquerda, enquanto apoia sua cabeça com a mão direita, à medida que você inclinar ainda mais para a esquerda. Ambos movimentos devem ser feitos simultaneamente. Ao virar a cabeça para a esquerda, abaixe o queixo para um alongamento mais profundo. Mantenha por 10 a 15 segundos e relaxe. Faça o mesmo no lado oposto e repita o procedimento três vezes de cada lado.

Dicas

  • Evite movimentos bruscos ao alongar-se. Todos os alongamentos devem ser lentos e graduais.

Aviso

  • Não alongue o trapézio superior caso haja uma tensão existente.
  • Não faça alongamento quando houver fratura recente na área do pescoço.
  • Se houver dor, dormência ou sensação de formigamento durante a execução, interrompa o procedimento e procure um médico imediatamente.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article