Alongamentos para sacroileíte

Escrito por rachel nall | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alongamentos para sacroileíte
Os alongamentos para a região lombar podem aliviar a dor causada pela sacroileíte (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

A sacroileíte é uma doença na qual as articulações que unem a parte inferior da coluna à pélvis ficam inflamadas. Como resultado, você pode sentir formigamento e dor nas pernas, nas nádegas e nas costas, pois os nervos da região sacroilíaca causam sensibilidade nestas regiões. Dependendo do grau de acometimento, você pode obter melhora dos sintomas através de medicamentos, fisioterapia, descanso ou de uma combinação dos três. Se seu médico recomendar um tratamento com fisioterapia, os alongamentos podem ajudar a fortalecer e a estabilizar a região sacroilíaca.

Outras pessoas estão lendo

Postura do gato

A posição de yoga, postura do gato, trabalha a região lombar, as nádegas e o superior de coxa, regiões afetadas pela sacroileíte. Comece ficando em quatro apoios, com suas costas retas e com a cabeça olhando para frente. Faça um movimento de encolher seu umbigo "para dentro" da barriga, em direção ao teto para formar um C com suas costas. Ao mesmo tempo que levanta suas costas, abaixe sua cabeça até encostar o queixo no peito. Se sentir dor em qualquer momento enquanto realiza o movimento, pare o exercício.

Alongamento joelho-tórax

Deite-se de costas com os joelhos dobrados mantendo os pés apoiados no chão. Abrace seu joelho direito e traga-o na direção de seu peito, puxando-o lentamente, até sentir sua região lombar alongar. Permaneça nesta posição por 10 a 20 segundos, depois solte o joelho. Abaixe a perna para a posição inicial, com o pé apoiado no chão, e repita o exercício com o joelho esquerdo. Realize três repetições com cada joelho. Você também pode abraçar as duas pernas e trazê-las em direção a seu peito, para fazer uma alongamento mais profundo. Permaneça nesta posição por 10 a 20 segundos.

Alongamento do tendão de jarrete (músculos isquiotibiais) na parede

As pessoas que sofrem de sacroileíte frenquetemente sentem dores na parte superior da coxa, ou região dos isquiotibiais. Para alongar estes músculos, deite-se de costas o mais próximo possivel de uma parede, de forma que suas pernas fiquem apoiadas na parede e suas nádegas fiquem encostadas nela. Se este alongamento for muito intenso, puxe uma perna na direção de seu peito e apóie apenas a outra na parede. Permaneça nesta posição por cerca de 30 a 45 segundos, procurando manter sua perna o mais esticada possível. Respire profundamente enquanto realiza o exercício. O Spine-Health (site com informações para problemas relacionados à coluna) recomenda realizar este exercício logo após acordar e antes de dormir.

Soltar as costas completamente

Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão. Respire profundamente algumas vezes para relaxar seu corpo, em especial o pescoço e ombros. Curve-se lentamente em direção ao chão. Comece abaixando a cabeça até tocar o peito, depois abaixe os ombros, a cervical e a lombar, até suas mãos tocarem o chão. Tente tocar completamente o chão com as palmas das mãos. Permaneça nessa posição por 10 a 20 segundos. Volte para a posição inicial fazendo o movimento inverso. Primeiro levante a lombar, a cervical, os ombros, o pescoço e, por último, a cabeça. Ao levantar a cabeça por último, você evita sentir vertigens. Repita este exercício por três vezes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível