Alopecia psicogênica felina

Escrito por heather vecchioni | Traduzido por ana olson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alopecia psicogênica felina
A alopecia psicogênica felina é uma doença nervosa que leva os gatos a se lamberem excessivamente (cat lick image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

A alopecia psicogênica felina é uma doença em que os gatos lambem seu pelo ao ponto de calvície. Semelhante ao transtorno obsessivo-compulsivo de puxar cabelos em seres humanos, a alopecia psicogênica felina pode causar sintomas leves ou graves, dependendo do gato. O veterinário geralmente pode resolver o problema com o uso de algumas técnicas; no entanto, o sucesso do tratamento depende do animal.

Outras pessoas estão lendo

Limpeza

Gatos são conhecidos como paladinos de limpeza. Parece que eles estão sempre se lambendo. Normalmente, isso é uma experiência relaxante para estes animais, que gostam de cuidar de si mesmos. No entanto, este hábito normal pode rapidamente se transformar em uma atividade excessiva e, eventualmente, perigosa para a saúde do gato.

Causas

Os gatos com alopecia psicogênica são tipicamente estressados e ansiosos e usam esse comportamento para se acalmar, o que pode se transformar em um hábito. Um gato pode estar estressado ​​devido a uma mudança, um novo membro na casa ou até mesmo um animal ou humano que ele tolere, mas não goste. Além disso, o site Pet Place afirma que raças orientais de gatos que foram vítimas de abuso ou negligência no passado são fortes candidatas a esta condição.

Sintomas

De acordo com Pet Education, gatos que sofrem de alopecia psicogênica felina geralmente apresentam perda de cabelo simétrica, geralmente no estômago, virilha e costas. Além disso, o gato pode apresentar úlceras como resultado das lambidas excessivas. Um gato que sofre deste problema pode também recorrer a mastigar as próprias unhas. As unhas podem estar roídas, curtas e desfiadas. Se você notar perda de pelo acompanhada de danos nas unhas, é provável que seu gato tenha alopecia psicogênica felina.

Diagnóstico

A alopecia psicogênica felina pode ser um pouco difícil de diagnosticar, já que muitas outras situações podem causar a perda de pelo em um gato. Um veterinário pode escolher verificar se o gato tem parasitas da pele, tais como ácaros e pulgas, infecções fúngicas, condições hormonais e alergias. Raspagens de pele, culturas de pelo e exames de sangue geralmente podem diagnosticar se um felino possui alguma dessas condições. Se os resultados dos testes forem normais e o gato tiver sintomas compatíveis com alopecia psicogênica felina, o veterinário irá provavelmente diagnosticar o gato com essa condição.

Tratamento

A melhor maneira para se aliviar os sintomas da alopecia psicogênica felina é remover as causas do estresse, se possível. Se os animais de rua estão incomodando o seu gato, considere o uso de sistemas de irrigação para mantê-los afastados. Dê ao seu gato brinquedos, guloseimas, um tanque de peixes e outros objetos estimulantes para enriquecer seu ambiente. Se tudo mais falhar, peça que o veterinário prescreva uma medicação para estabilizar o humor, aliviar o estresse e, finalmente, parar o comportamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível