on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Alteração da cor do focinho de cachorros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O focinho é uma parte muito sensível do corpo do cachorro. Um focinho saudável é normalmente geladinho e úmido, e tem uma coloração escura, apesar de que cachorros com pelagem mais clara também tenham focinhos mais claros. Ele reage à doenças, assim como outras mudanças acontecem no resto do corpo. Como resultado, a cor do focinho pode mudar com o tempo. Existem vários motivos para a pigmentação desaparecer gradualmente. As razões podem ser simples ou complexas, dependendo da causa verdadeira da alteração de cor.

O que o focinho de um cachorro sabe? (chocolate lab dog nose image by Paul Retherford from Fotolia.com)

Sintomas

De acordo com o DogChannel.com, quando a cor do focinho de um cachorro muda ou vai sumindo, o primeiro sintoma é o aparecimento de pequenas feridas por cima do focinho. Com o tempo, as feridas crescem e se espalham, podendo mudar totalmente a cor original para uma coloração rosa. Além disso, o focinho pode engrossar e formar crostas, fazendo com que ulcere e sangre devido à irritação.

Loading...

Duração

Em alguns cachorros, a mudança na pigmentação do focinho acontece rapidamente, enquanto em outras a mudança é mais gradual. Não existe regra de quando e por quanto tempo essa mudança acontece. Além disso, nenhuma raça é mais suscetível que outras a essa mudança e não existe uma idade específica para ela acontecer.

Causas

As causa da mudança de cor variam consideravelmente. Ela pode ocorrer por mudanças climáticas em cachorros diagnosticados com mudança benigna da pigmentação. Em outros casos, ela está relacionada com infecções bacterianas ou fúngicas que impactam na saúde do focinho. Pode ocorrer em cachorros que ficaram muito tempo expostos a luz solar, como sinal de câncer de pele. Deficiência de nutrientes também pode ser um motivo. Além disso tudo, doenças graves relacionadas a outras partes do corpo, como deficiências auto-imunes e problemas no pulmão, têm como sintoma a descoloração do focinho.

Diagnóstico

Consulte um veterinário quando o focinho do seu cachorro mudar de cor. Ele pode fazer uma série de exames de sangue para diagnosticar a causa. Quando encontrar a verdadeira causa da mudança, ele pode prescrever um plano de tratamento.

Tratamento

O tratamento envolve uma, ou uma combinação, das medidas a seguir: mudança na dieta; administração de suplementos nutricionais; prescrição de antibióticos ou medicamentos anti-fúngicos; diminuição da exposição à luz solar e cirurgia em casos mais graves.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...