Como alterar a rotação de um motor monofásico

Escrito por neha tripathi | Traduzido por ricardo guardati
Como alterar a rotação de um motor monofásico

Motor monofásico

motor image by yukosourov from Fotolia.com

Um motor monofásico é geralmente um motor de indução constituído de duas partes principais, um rotor e um estator. O estator é um ímã permanente, enquanto o rotor é um ímã induzido que geralmente gira no interior do estator para fornecer corrente eléctrica. A direção de rotação do motor é controlada pelas ligações dos rolamentos do rotor e do estator um em relação ao outro. A direção pode ser invertida ao inverter as conexões dos rolamentos em "start" ou "run" no circuito do rolamento do motor.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Manual de operação do motor (se disponível)
  • Chave philips e de cabeça chata
  • Conjunto de porcas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Corte o fornecimento de energia elétrica para o motor. Remova o fusível principal do circuito.

  2. 2

    Localize o painel terminal de enrolamento do motor. Normalmente, para os motores monofásicos, o painel terminal pode ser encontrado como uma caixa na extremidade superior oposta ao eixo do motor.

  3. 3

    Desaparafuse a tampa do painel com a chave philips ou de cabeça chata, a que for apropriada para os parafusos. Remova a tampa do painel para expor as conexões do terminal.

  4. 4

    Identifique os rolamentos de arranque conectados aos terminais T5 e T6, de cores preta e violeta, respectivamente. Encontre os rolamentos de arranque ligados aos terminais T1 e T4, azul e amarelo, respectivamente. Você pode inverter as ligações dos enrolamentos de arranque ou de funcionamento dos terminais para alterar o sentido de rotação.

  5. 5

    Desbloqueie os terminais T1 e T4 com um desparafusador de porca de tamanho apropriado. Remova os rolamentos dos terminais. Ligue os rolamentos do terminal T1 ao terminal T4, e o T4 ao T1. Aperte a porca.

  6. 6

    Alternadamente, desbloqueie os terminais T5 e T6 com um desparafusador de porca, e troque os rolamentos ligados aos dois terminais. Aperte as porcas novamente.

  7. 7

    Parafuse o painel de cobertura de volta no painel de conexão do terminal com a chave de fenda.

  8. 8

    Substitua o fusível principal do circuito e ligue o fornecimento de energia elétrica para o motor. Ligue o motor e verifique o sentido de rotação.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media