Mais
×

Como saber quando seu alternador está com defeito

Atualizado em 23 março, 2017

Você pode testar baterias com um voltímetro ou multímetro. Dependendo de como for a leitura quando estiver com e sem carga, você pode determinar se o alternador não está carregando a bateria quando o motor está ligado ou se o problema é a bateria.

Instruções

Alternador (centro) (New car petrol engines image by Christopher Dodge from Fotolia.com)
  1. Ligue seu motor por meia hora para carregar a bateria.

  2. Defina o seu voltímetro para CC, uma vez que as baterias de carro são fontes de corrente contínua.

  3. Ajuste o medidor de "Volts" se você estiver usando um multímetro. Caso contrário, em um cenário amperímetro, a resistência poderia ser muito baixa e você pode danificar seriamente a sua bateria. Um voltímetro, por outro lado, tem uma elevada resistência, o motivo por não encurtar a bateria.

  4. Desligue a ignição e todos os dispositivos elétricos, como o rádio, faróis e ar condicionado. Remova a chave de ignição para evitar que qualquer circuito se conclua.

  5. Encoste as pontas do voltímetro de metal da bateria: a sonda preta no terminal negativo (-) e a sonda vermelha no positivo (+). Não importa muito o jeito que você irá fazer, mas dessa forma você vai ter uma leitura positiva.

  6. Ajuste a exibição do voltímetro para ler entre 8 e 14 volts. Se o visor lê entre 12,5 e 12,8 volts com a transmissão desligada, esse é um bom sinal de que a bateria fica suficientemente carregada. Abaixo de 12 volts não é satisfatório e sugere um problema de carregamento. (Abaixo de 10 volts é quase morto.)

  7. Insira a chave e ligue um sinal de conversão ou as luzes de perigo. Não ligue o motor. Teste a tensão novamente. A bateria ainda deve gerenciar cerca de 12 volts sob essa carga. Isso testa as partes internas da bateria, por isso, se o teste do alternador falhar, você sabe que a causa não são as partes internas da bateria. A bateria deve ficar acima de 9,6 volts sob carga. Se não, a solução é restaurá-la com um recarregador de três passos e sais de Epsom para inverter qualquer sulfatação.

  8. Ligue o motor, ou seja, quando o alternador começar a trabalhar, convertendo a energia da gasolina e armazenando na bateria. Teste a tensão da bateria novamente. Uma leitura de 13 a 14 volts indica que o alternador está funcionando. Menos do que isso indica que o alternador tem um problema - se você ainda não encontrou outros problemas com a bateria até este ponto. Tensão acima 15,5 volts significa que a bateria não está aceitando a carga. Trata-se de uma falha na bateria e não o alternador.

  9. Verifique quedas de tensão ao longo das conexões também. A diferença de tensão entre o alternador e bateria deve ser inferior a 0,1 volts. Mais de 0,4 volts significa um problema como sujeira, corrosão ou uma conexão solta. Verifique a queda de tensão entre o terminal da bateria e o grampo que vai para o terminal da bateria também. Se a queda de tensão é alta, você deve limpar o terminal.

Aviso

  • Não desligue o grampo do terminal da bateria enquanto a ignição estiver em execução. As faíscas resultantes podem inflamar o gás da bateria e causar cegueira.

O que você precisa

  • Voltímetro ou multímetro.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article