Alternativas aos produtos químicos para lavagem a seco

Escrito por liza blau | Traduzido por juliana néris nakanejo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas aos produtos químicos para lavagem a seco
Considere as alternativas aos produtos químicos da lavagem a seco tradicional (Comstock/Comstock/Getty Images)

A lavagem a seco limpa efetivamente suas roupas, mas põe em risco a sua saúde. Na lavagem a seco, o percloroetileno (perc) é amplamente utilizado como solvente. O contato com perc pode causar tontura, sonolência, dor de cabeça, náusea, problemas de fertilidade, irritação respiratória e danos ao fígado e rins, afirma a Universidade da Califórnia, em Los Angeles. O perc tem sido classificado como um provável agente carcinogênico pela Occupational Safety and Health Administration. O "U.S. A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA) considera o perc um perigoso poluente do ar e tóxico aos animais aquáticos e plantas. Considere as alternativas aos produtos químicos da lavagem a seco tradicional e não coloque em risco a sua saúde e o ambiente.

Outras pessoas estão lendo

Limpeza úmida

A limpeza úmida é um sistema de limpeza de roupas à base de água e uma alternativa eficaz e não-tóxica para a lavagem a seco, de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ela utiliza detergentes não-tóxicos e água como solvente em lavadoras e secadoras controladas por computadores que limpam suavemente as roupas, frequentemente funcionando com apenas seis rotações por minuto. Você pode configurar a lavagem de acordo com o tipo de tecido e programar a temperatura, tempo e velocidade.

Dióxido de carbono

A limpeza com dióxido de carbono (CO2) usa o CO2 líquido em vez dos produtos químicos perigosos que a tradicional limpeza a seco usa. Esse é um gás atóxico e não-inflamável que ocorre naturalmente no meio ambiente. As roupas são colocadas em máquinas especializadas, com CO2 bombeado junto com detergentes atóxicos. Elas são lavadas gentilmente em um ciclo que pode durar de 5 a 15 minutos, enquanto o CO2 líquido dissolve e remove a sujeira. Depois do ciclo de limpeza, o CO2 é bombeado de volta para o tanque de armazenamento e é reciclado. A limpeza com CO2 é considerada uma alternativa mais amigável com o meio ambiente do que os produtos químicos usados na limpeza a seco, segundo a EPA.

Green Earth

O método Green Earth substitui os produtos químicos da lavagem a seco por um solvente atóxico à base de silicone, o siloxane, em máquinas especializadas. O siloxane se degrada em água, areia e dióxido de carbono. Ele é quimicamente inerte, então, nenhum químico interagirá com as roupas enquanto estiverem sendo limpas no processo Green Earth.

Lavagem das roupas em casa

Você pode lavar as roupas em casa, mesmo aquelas com etiquetas que recomendam a lavagem a seco. Coloque as roupas na lavadora e escolha o ciclo "delicado" ou lave-as à mão em um tanque ou bacia. Depois, deixe-as em uma toalha para secar. Lave as blusas com cores sólidas na mão ou na máquina de lavar com ciclo "delicado". Vire-as do avesso antes de lavar.

Limpeza a vapor

Limpe as roupas a vapor colocando-as na secadora no "calor médio" junto com uma toalha úmida. Você também poderá lavá-las no banheiro ligando a água quente do chuveiro e permitindo que o vapor penetre nas roupas. Esfregue-as com uma toalha limpa durante o processo de vapor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível