Alternativas baratas para espuma acústica

Escrito por lauren vork | Traduzido por cibele pissi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas baratas para espuma acústica
Mantenha os sons dentro ou fora de seu ambiente (ear image by Connfetti from Fotolia.com)

Para músicos que praticam, ensaiam e gravam, ter isolamento acústico e medidas de amortecimento de som são essenciais para uma série de esforços ao fazer música. Quando o espaço é limitado e os sons devem ser mantidos dentro ou fora do local de gravação, uma espuma de isolamento acústico é uma maneira eficaz de isolar o som. No entanto, se esse produto for muito caro ou não estiver prontamente disponível, um número de alternativas baratas e improvisadas podem proporcionar um efeito de amortecimento similar.

Outras pessoas estão lendo

Caixas de ovos

O fundo espumoso ou fibroso das caixas de ovos que não sejam de plástico imita a forma da espuma acústica. Essa forma absorve as vibrações de som na sala, criando reviravoltas complicadas e mais voltas para que as ondas sonoras ressoem, diminuindo sua energia. Junte os fundos das caixas de ovos e use-os como revestimento de paredes e de teto para se aproveitar dessas propriedades. Fixe cada caixa individualmente ou cole-as juntas com fita adesiva em uma única cortina e pendure-a de uma maneira que seja fácil de colocar e remover.

Colchão de espuma

Os rolos de colchão de espuma funcionam de uma maneira semelhante à acústica da espuma comercial, mas tendem a ser mais baratos e disponíveis mais facilmente (especialmente se você tiver uma espuma velha). Materiais macios de todos os tipos absorvem e amortecem o som, mas o colchão de espuma tem a vantagem de ser leve e compacto, além de ser grande e largo o suficiente para fazer uma rápida e fácil cobertura de paredes e tetos. Você também pode usá-lo debaixo das caixas de ovos para uma camada extra de efeito amortecedor.

Tapete

Carpete ou amostras de tapete possuem a vantagem de serem de produtos macios e possuírem uma forma que retém as ondas sonoras de uma forma semelhante à forma de caixa de ovos, mas em uma escala menor. Se tiver a oportunidade de praticar em uma sala com carpete no chão ou nas paredes, isso funcionará como som natural de amortecimento, bem como um amontoado de tapete adicional.

Objetos estofados

De um modo geral, objetos que possuam pano de qualquer tipo amortecerão o som, em qualquer lugar que estejam localizados em uma sala. Em um espaço com muitas superfícies duras, lisas e sonoras, basta ter cadeiras estofadas ou uma pilha de roupas para que influenciem o som. Maximize esse efeito preenchendo o espaço com cortinas e cobertores grossos. Essa técnica é muito útil para neutralizar objetos menores que possam estar contribuindo para a reverberação do som na sala, por exemplo, colocando toalhas sobre uma mesa de metal para que ela deixe de atuar como uma espécie de caixa de ressonância e diminua o som na sala.

Colchões

Inclinar colchões antigos contra a parede ou no chão funciona tão bem porque é um pano grosso e com boa espuma, reduzindo eficazmente o tamanho da sala e o espaço de ressonância.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível