Mais
×

Alternativas baratas ao Roundup

Atualizado em 17 abril, 2017

Roundup, um produto popular da empresa Scotts Miracle - Gro, uma subsidiária da Monsanto Company, pode matar e impedir o crescimento de gramas invasoras, ervas daninhas, arbustos e até troncos de árvores. O preço de varejo do Roundup reflete seu status como um líder da indústria e uma marca amplamente reconhecida. Marcas menos conhecidas, bem como os métodos alternativos contra ervas daninhas, geralmente apresentam preços mais acessíveis do que a marca Roundup.

Ervas daninhas e gramíneas invasoras interferem no visual de muitos gramados (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Destruição de gramas e ervas daninhas

Os produtos mais comuns e amplamente utilizados na eliminação de ervas daninhas envenenam a área da superfície e os sistemas de raízes de ervas daninhas invasoras e gramíneas, fazendo com que as plantas murchem e morram. Produtos similares ao tradicional Roundup incluem os eliminadores de ervas daninhas da TotalKill e da Spectracide. Preços de varejo dos produtos dessas marcas são muitas vezes de 10% a 40 % menores do que os da Roundup. Além disso, cuidados manuais regulares, como cortar grama e arrancar ervas daninhas, tem o mesmo resultado final sem a utilização de produtos químicos. O cuidado manual com o gramado requer apenas um esforço manual.

Prevenção de gramíneas e ervas daninhas

Além de envenenar a superfície e o sistema radicular das plantas daninhas invasoras e gramíneas, o Roundup também envenena o solo em torno do sistema radicular, impedindo qualquer possibilidade de rebrotamento das planta. Produtos como o fertilizante Weed Prevention Plus da Concern proporcionam resultados semelhantes, criando um ambiente de crescimento que suporta a vida vegetal não-invasora, como flores e legumes, ao mesmo tempo em que cria um ambiente hostil para o crescimento de ervas daninhas invasoras e gramíneas por até um ano. Um saco de 2 kg de fertilizantes da Concern pode prevenir o surgimento de plantas daninhas em uma área de terra aproximadamente equivalente à área de terra que 5 L de Roundup poderia cobrir por um ano, e pela metade do custo. Lavrar regularmente o solo não habitado por plantas não-invasivas também auxilia na prevenção do crescimento de ervas daninhas e gramíneas invasoras.

Destruição de moitas

As moitas constituem uma classe de plantas que têm defesas naturais contra a remoção manual, como espinhos, caules duros ou até resíduos químicos venenosos. O eliminador de moitas da Roundup age da mesma forma que os eliminadores de ervas e gramíneas, envenenando a superfície e o sistema radicular de plantas como a hera venenosa. O eliminador de moita da Ortho funciona exatamente da mesma maneira e custa cerca de 70 % do preço do Roundup. Além disso, há a opção de vestir luvas e roupas de mangas e pernas compridas para arrancar as plantas manualmente. Outras opções incluem sufocar a planta com uma lona de plástico, impedindo que o oxigênio ou a luz solar alimentem a erva.

Destruição de tocos

Talvez o tipo de matéria vegetal mais difícil de destruir, os tocos de árvores podem viver por muito tempo após a destruição de seus troncos, galhos e folhas, podendo resultar até na rebrota de uma nova árvore. O eliminador de tocos da Roundup funciona exatamente da mesma forma que os eliminadores de ervas daninhas -- através da introdução de uma toxina venenosa no sistema radicular dos tocos sobreviventes. As marcas Stump-out, Spectracide e Ortho oferecem soluções de eliminação de tocos que custam de 30% a 50% menos do que o Roundup. Além disso, cavar manualmente o sistema radicular e puxar o toco da terra com um veículo de reboque, tal como um caminhão, resulta no mesmo objetivo final, ao mesmo tempo em que evita envenenar inadvertidamente quaisquer outras árvores que poderiam compartilhar um sistema radicular com o toco que você deseja remover, uma garantia que nenhum herbicida de remoção de toco pode dar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article