Alternativas para cascalhos de aquário

Escrito por alex burgess | Traduzido por carolina rico
Alternativas para cascalhos de aquário
Adicione substratos alternativos para criar uma variedade em seu aquário (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os cascalhos de aquários oferecem uma base versátil e natural para o tanque de peixes, mas há substratos alternativos disponíveis, e também é possível misturar itens para uma paisagem única. Areia, pedaços de coral, conchas ou grupos de rochas podem criar formações atraentes em seu aquário. Algumas alternativas podem diminuir ou aumentar os níveis de pH e mudar requerimentos específicos da água, então, monitore-o com testes de pH para alcalinidade e acidez após introduzir um material de substrato novo.

Areia

A areia para aquário pré-lavada é uma alternativa prática para cascalhos e vem disponível em diversas cores. A areia de sílica sem lima de grão fino também é adequada se for limpa completamente antes do uso. Os peixes que se alimentam no fundo com bocas delicadas e barbilhões conseguem procurar comida na areia sem o risco de se machucarem com o cascalho afiado. Os peixes-gato e botia cavam pelos substratos à procura de alimento, e os cascalhos podem causar cortes e criar gases potencialmente perigosos. O sulfeto de hidrogênio desenvolve-se em camadas compactas de areia sílica não aerada e é tóxico para peixes se liberado na água.

Pedaços de coral

Os substratos de coral moído fino ou grosso são bonitos e também ajudam a aumentar os níveis de pH na água para espécies de peixe que requerem condições alcalinas. Você pode endurecer a água com pH neutro usando corais, mármores, conchas ou calcário para tanques de ciclídeos africanos, por exemplo, mas não use areia de coral bruto em um aquário se possui ciclídeos que cavam, pois pode causar arranhões e danos na pele.

Pedras e madeira

Decore o fundo de seu aquário com pedras de rios e grupos de grandes seixos. Cole-os com silicone antes de adicioná-los ao tanque para que não saiam do lugar ou caiam e machuquem seus peixes. Combine areia e seixos para uma paisagem natural de praia, ou afunde completamente troncos ou partes de madeira limpa na areia -- molhe ou ferva a madeira antes de adicioná-la ao aquário para evitar que taninos ou sua cor escorram para a água.

Fundo do tanque vazio

Há ocasiões onde você não precisa de qualquer tipo de substrato no aquário, como em tanques de criação ou quarentena. Os tanques de criação são usados para produzir ou cuidar de peixes bebês, logo sua praticidade é mais importante que sua aparência. Alguns criadores adicionam uma pequena camada de areia a esses tanques, mas não é essencial. Um tanque com a base vazia não oferece o risco de prender bebês recém-nascidos em cascalhos e é mais fácil para sugar os restos de comida e resíduos diretamente do vidro, tornando a limpeza mais eficiente. O substrato também não é uma boa ideia em tanques de quarentena para peixes doentes ou machucados, pois pode abrigar bactérias danosas para a saúde já vulnerável do peixe.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível