Alternativas à cirurgia de adenoide

Escrito por diane owens | Traduzido por claudio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas à cirurgia de adenoide
As adenoides são pequenas glândulas que combatem os germes atrás da garganta (Image by Flickr.com, courtesy of Jan Tik)

As adenoides são pequenas glândulas localizadas atrás da garganta. Feitas de tecido linfoide, sua finalidade é combater os germes em crianças pequenas. Devido à existência desse tecido em diversas áreas do corpo e à diminuição natural das adenoides quando as crianças atingem a puberdade, alguns médicos acreditam que elas se tornam menos importantes em adolescentes. Em muitos casos, alguns problemas requerem cirurgia, no entanto, existem outras opções de tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Porque a cirurgia é recomendada

Infecções frequentes fazem com que as adenoides inchem. Aumentadas, elas podem bloquear as vias aéreas do deu filho, forçá-lo a respirar pela boca, causar o ronco e, possivelmente, a apneia do sono. O inchaço também pode levar ao entupimento da trompa de Eustáquio. Esse bloqueio provoca o acúmulo de fluidos atrás do tímpano, o que resulta em uma doença conhecida como otite do ouvido médio. Ela não só é dolorida como reduz a audição até a surdez. A remoção das adenoides, ou adenoidectomia, eliminará esses problemas. Esse procedimento também é capaz de reduzir a frequência das infecções de ouvido e diminuir os efeitos dos resfriados comuns.

Quando a cirurgia não é recomendada

Toda operação envolve algum risco. Embora seja improvável, há a possibilidade de que seu filho reaja negativamente à anestesia ou que a cirurgia leve a uma infecção ou hemorragia. Os riscos são mínimos. Contudo, se ele sofrer de algum distúrbio sanguíneo que o faça sangrar, ter hematomas facilmente ou outra patologia que torne o uso de anestésicos arriscado, provavelmente a adenoidectomia não é a melhor opção. Um palato mole também faz com que a cirurgia seja uma escolha desaconselhável. Neste caso, a remoção das glândulas faria com que alimentos e fluidos saísse pelo nariz. Já que as adenoides aumentadas frequentemente mascaram os sintomas associados a elas. Peça ao seu médico que avalie bem antes de marcar o procedimento.

Sem cirurgia

Desde 2009, a cirurgia é a única cura conhecida para essa infecção crônica. No entanto, as adenoides do seu filho irão diminuir conforme ele for envelhecendo. Com o tempo, os problemas causados por elas se tornarão cada vez menos sérios e frequentes. Lá pelos 12 ou 13 anos, a maioria delas desaparecerá completamente, eliminando todas as complicações relacionadas.

Antibióticos

Os antibióticos podem reduzir o inchaço causado pela infecção, mas essa opção torna-se menos eficiente se for usada com frequência ou repetidamente. O aumento dos casos de bactérias resistentes a esses medicamentos fizeram com que até mesmo seu uso prolongado se tornasse ineficiente no tratamento de algumas infecções encontradas no tecido adenoide.

Sprays nasais de esteroides

De acordo como grupo médico, London ENT (ouvido-nariz-garganta) Surgeons, os esteroides nasais tópicos aliviam os sintomas de adenoides aumentadas em algumas crianças. Eles incluem o Beconase AQ®, o Vancenase DS AQ® (beclometasona); o Flonase® (fluticasona); o Nasacort AQ®, Nasacort® (triamcinolona); o Nasarel® (flunisolida); o Nasonex® (mometasona) e o Rhinocort® (budesonida). Quando usados da maneira indicada, eles são seguros e podem ser eficientes. É necessário que haja a prescrição médica.

Considerações

Os sprays nasais de esteroides não são a cura. Assim que o tratamento é suspenso, as glândulas podem inchar novamente e os sintomas retornarão. Contudo, segundo a Clínica Mayo, seu uso contínuo e a longo prazo não causa nenhum risco significativo para a saúde do seu filho. Mesmo assim, ele pode sofrer alguns efeitos colaterais que incluem: sensação de queimação e coceira no nariz e na garganta, espirros, corrimento nasal e dores de estômago. Se esses sintomas não desaparecerem ou tornarem-se mais graves, converse com o médico.

Advertências

A clinica Mayo não recomenda o uso prolongado de sprays descongestionantes nasais, tais como o Afrin. Seu uso contínuo pode causar congestões de rebote e, com o tempo, piorar os sintomas. Se você pretende tratar as adenoides com o uso de sprays nasais tópicos, certifique-se de utilizar somente os prescritos pelo médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível