Mais
×

Alternativas para fumegar as abelhas

Atualizado em 17 abril, 2017

Apaziguar abelhas com defumadores é o método tradicional de se lidar com abelhas nervosas ou defensivas. O uso da fumaça desencadeia a resposta emergencial das abelhas, fazendo com que elas consumam estoques de mel na preparação para evacuar a colmeia. Apesar de eficaz, a fumaça faz com que as abelhas consumam o mel que deve ser posteriormente reposto. O cuidado é necessário para evitar incêndios ao lidar com defumadores, e áreas muito propensas a incêndios podem até proibir o uso destes aparelhos.

As abelhas informam às suas companheiras da localização de plantas floridas através de uma complexa dança (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Nebulização

Borrifar as abelhas com uma nuvem de água fria ajuda a acalmar a colmeia. A nebulização não é tão efetiva para expulsar abelhas ou controlar a direção de seu movimento. A água pode ser combinada com outras substâncias para aumentar a potência da nebulização. O uso de óleos essenciais na solução pode acalmar as abelhas e combater infestações de ácaros. Outros ingredientes comumente misturados incluem agave, hortelã, essência de plantas do gênero Gaultheria, açúcar e vinagre de maçã.

Produtos manufaturados

Fornecedores de produtos para apicultura têm desenvolvido vários produtos para uso como alternativas à defumação das abelhas. Existe um produto chamado "Liquid Bee Smoker", uma espécie de 'fumaça líquida' que é diluída em água e borrifada sobre as abelhas. Ela acalma as abelhas efetivamente e tem um odor similar ao de fumaça. A coloração do produto pode deixar manchas na madeira ou nos favos se for usado constantemente. Outro tipo de produto é o "Fabi-Spray", um aerosol de fabricação européia que causa a retirada instantânea das abelhas. Ele pode ser útil para a condução de operações rápidas ao redor e dentro da colmeia, pois não requer nenhum tipo de preparo. "Hoey-B-Healthy" é um concentrado multi-propósito que pode ser utilizado como um estimulante alimentício e um calmante para as abelhas.

Spays químicos

Sprays feitos com químicos anestésicos podem ser utilizados para abelhas excepcionalmente agressivas; variedades criadas em apiários são geralmente dóceis por natureza, com as crias mais agressivas sendo frequentemente eliminadas pelos apicultores para que ocorra a reprodução somente das gerações mais dóceis. Se uma colmeia for muito agressiva, use uma solução anestésica de uma parte de álcoois metilados, duas partes de éter e duas partes de clorofórmio. Esta solução irá retardar a movimentação das abelhas e reduzir sua habilidade de virar e atacar o apicultor.

Condições oportunas

Apicultores habilidosos podem reconhecer o humor da colmeia e trabalhar sem perturbar ou irritar as abelhas. Estas habilidades são desenvolvidas ao longo de anos de experiência, mas é possível trabalhar sem proteção alguma e mesmo assim não ser picado com o conhecimento adequado. A essência do trabalho pacífico com as abelhas é saber a hora e a técnica correta a se usar. O melhor momento para se aproximar da colmeia é durante tardes quentes e calmas, quando o maior número de abelhas estará fora, coletando pólen. Além da propensão a um comportamento calmo dentro de uma colmeia aquecida, o número reduzido de abelhas irá lhe fornecer um momento oportuno para conduzir inspeções e colheitas na colmeia.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article