×
Loading ...

Alternativas à lecitina

Atualizado em 21 novembro, 2016

A lecitina é utilizada em muitos alimentos produzidos comercialmente para espessar ou estabilizar os ingredientes. Ela pode ser derivado de fontes animais, tais como ovo ou fontes vegetais. Um dos tipos mais comuns é a lecitina de soja. Se você for alérgico a soja, ou se simplesmente não quer a substância em sua dieta, aqui estão algumas alternativas que podem ser utilizadas em sua casa.

A lecitina é usada em muitos alimentos para estabilizar os ingredientes (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Manteiga de cacau

Se a sua receita pede lecitina como espessante, você pode utilizar a manteiga de cacau em seu lugar. Em pães, você pode substituir medida por medida. A manteiga de cacau contém mais gordura do que a lecitina e é mais cara, mas se você quiser utilizá-la, pode comprá-la na maioria dos supermercados e lojas de alimentos saudáveis​​. Se estiver preocupado com o sabor da manteiga de cacau, ainda é possível utilizar a manteiga de cacau desodorizada para preservar o sabor original de sua receita.

Loading...

Gema de ovo

A gema de ovo é um substituto fácil de encontrar e é um emulsificante ou agente de ligação muito eficaz. Substitua uma grande gema de ovo para cada colher de sopa de lecitina em pó. Uma desvantagem do uso da gema de ovo é o seu teor de gordura muito mais elevado do que a lecitina. Se a gordura for um problema, procure um substituto do ovo em pó em sua loja local de alimentos saudáveis. Siga as instruções na caixa para determinar as medidas apropriadas.

Polirricinoleato de poliglicerol

O polirricinoleato de poliglicerol é um emulsionante derivado de óleo de rícino, que é utilizado como um substituto para a lecitina em chocolate e produtos de confeitaria. Ele permite que os fabricantes de chocolate utilizem quantidades menores de gordura em suas receitas. Ele foi aprovado pelo órgão especializado nos EUA em 2006, e vários estudos têm demonstrado que não é prejudicial. No entanto, ele não é tão saudável como manteiga de cacau, a qual é normalmente utilizada na substituição.

Lecitina de girassol

Se você for alérgico a soja, ou se for avesso à soja geneticamente modificada, é possível utilizar a lecitina de girassol em sua cozinha. O governo americano aprovou-a em 2009, como segura para a ingestão. A lecitina de girassol é extraída por um processo de compressão a frio, sem solventes químicos agressivos, tornando-se o único tipo cru de lecitina.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...