×
Loading ...

Alternativas para soluções comerciais de lentes de contato

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Soluções comerciais para lentes de contato são a melhor maneira de limpar e armazenar suas lentes, pois outras alternativas podem levar à infecção do olho e até mesmo a perda de visão ou cegueira. Se for necessário usar uma alternativa para armazenar ou limpar suas lentes, certifique-se de não usar saliva e evitar a água da torneira.

Alternativas para soluções comerciais de lentes de contato não são a melhor opção de armazenamento (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Solução salina

A solução salina é a melhor alternativa para lentes de contato. A solução salina com conservantes é a melhor escolha, pois estes irão desacelerar o crescimento de bactérias nas lentes. A solução salina sem conservantes é uma opção adequada, especialmente se você tiver sensibilidade a conservantes. Sinais de sensibilidade incluem coceira e vermelhidão. Em algumas situações, você terá que usar os tipos de solução salina prontas. As garrafas atraem bactérias, por isso escolha garrafas menores e lave as mãos antes de manuseá-las.

Loading...

Solução salina caseira

Soluções salinas caseiras devem ser utilizadas apenas temporariamente e em situações de emergência. Combine água destilada com uma pitada de sal para fazer a solução. A água destilada é recomendada porque as bactérias estão em níveis mais baixos que na água de torneira. Se você usar esta solução, lave suas lentes de contato em solução comercial o mais rápido possível.

Água destilada

Outra opção é a utilização de água destilada pura. Esta é uma alternativa melhor que a água da torneira, pois esta pode conter um vírus chamado acanthamoeba ceratite. Este vírus pode levar a uma infecção que provoca efeitos secundários, como cegueira e perda de visão. A água destilada também pode trazer outros tipos de bactérias, por isso não é a melhor alternativa e só deve ser usada em emergências. As lentes de contato devem ser colocadas em uma solução comercial o mais rápido possível.

Água com sal

Se você não puder fazer nenhuma das opções acima, você pode usar a água da torneira com uma pitada de sal. Este pode ajudar a neutralizar os vírus e bactérias que são prejudiciais para os olhos. Isto não é recomendado por causa dos riscos de infecção. Se você armazenar suas lentes nesta solução, certifique-se de limpá-las bem com uma solução comercial o mais rápido possível.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...