Alternativas para telhados ecologicamente corretos

Escrito por michelle course | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alternativas para telhados ecologicamente corretos
Considere o uso de telhado verde para sua próxima construção (new house roofing image by Gale Distler from Fotolia.com)

Ao escolher material de cobertura do seu telhado é necessário considerar as propriedades isolantes e ambientais. Materiais duráveis podem consumir muita energia e produtos ambientalmente corretos podem ser caros. A Associação de Produção de Telhados de Asfalto (Asphalt Roofing Manufacturing Association - ARMA) estima que as telhas de asfalto representem 80 por cento do mercado de coberturas residenciais. No entanto, o asfalto tem uma vida útil relativamente curta, de baixo valor isolante, e os efeitos ambientais e tóxicos do uso de produtos à base de petróleo preocupam o movimento ambiental. Outras opções de material de cobertura mais ecologicamente corretas incluem madeira, metal, ardósia, argila e o telhado verde.

Outras pessoas estão lendo

Madeira

Telhas de madeira foram originalmente feitas a partir de árvores de crescimento antigas, mas novas empresas oferecem telhas de madeira certificadas, que são colhidas em florestas de cedro sustentáveis. O cedro é resistente a insetos e tem o dobro do efeito isolante do asfalto. No entanto, a madeira é propensa ao apodrecimento, à deformação e ao fogo, então sua manutenção é particularmente cara.

Alternativas para telhados ecologicamente corretos
Telhas de madeira são propensas ao apodrecimento (wood roof texture image by michele goglio from Fotolia.com)

Metal

Coberturas metálicas têm alto valor isolante, refletem a luz e são consideradas duráveis. Elas são apropriadas para refletir o calor no verão e isolar o ambiente no inverno. Telhados de metal são feitos de alumínio, cobre, aço inoxidável e, menos usualmente, de material reciclado.

Alternativas para telhados ecologicamente corretos
Coberturas metálicas são consideradas duráveis (Sheet Metal image by Karin Lau from Fotolia.com)

Ardósia

A ardósia é um material de cobertura extremamente durável e reciclável. É bastante cara para instalar e, por ser um recurso não renovável, é ambientalmente caro, também. Você pode reduzir o dano ambiental usando ardósia de telhado recuperada ou reaproveitada.

Alternativas para telhados ecologicamente corretos
A ardósia é bastante cara, mas é reciclável (old slate roof background image by Stephen Orsillo from Fotolia.com)

Barro

As telhas de barro têm um bom valor isolante, duram mais de 50 anos e são de classe A corta fogo. As classificações de incêndio se relacionam com a capacidade de um material para resistir ao fogo, sendo a classe A a que proporciona o mais alto nível de proteção. Telhas de barro vêm em cores mais claras, que refletem mais de 50 por cento da energia do sol. No entanto, as telhas têm substituição cara – e elas se quebram - e o processo de fabricação consome muita energia.

Alternativas para telhados ecologicamente corretos
Telhas de barro têm classificação muito elevada com relação à segurança contra incêndios. (roof image by DuÅ¡an Zidar from Fotolia.com)

Telhado verde

Os telhados verdes são telhados cobertos com solo e vegetação. Debaixo do telhado, uma membrana protege o edifício da umidade e tubulações drenam a água acumulada. Essas coberturas vivas isolam bem tanto térmica quanto acusticamente uma casa.

Alternativas para telhados ecologicamente corretos
O telhado verde isola uma casa de som e calor (sod-cut pieces image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível