Mais
×

Como fazer um altímetro caseiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um medidor de altitude, ou altímetro, usa a pressão do ar para determinar a quantos metros de altura você está em relação ao nível do mar. Ele é muito útil para quando se está escalando e acampando e você quer saber a altura que já foi percorrida. Apesar de poder comprá-lo por um preço razoável, construir o seu próprio usando itens caseiros pode ser um belo projeto de ciências para fazer com seus filhos ou amigos.

Instruções

Faça um altímetro usando um tubo plástico e um pouco de água (electronic altimeter image by Pierre Landry from Fotolia.com)
  1. Pegue a tábua e faça quatro furos nela. Faça os furos a uma distância de 2,5 cm um do outro.

  2. Prenda o tubo de plástico na tábua, usando barbante ou arame. Prenda o tubo fazendo um "U", sendo que um dos lados seja cerca de 30 cm maior. O outro lado terá um longo tubo, então apenas enrole-o e deixe para depois.

  3. Coloque um grampo na ponta maior do tubo, para que a água não possa sair. Deixe a ponta menor aberta, para que possa colocar a água dentro.

  4. Coloque um saquinho de chá na água e deixe mergulhado por cerca de 10 minutos. Coloque essa água no tubo até que ele fique cheio até a metade. Mantenha a tábua na vertical, para que a água não vaze.

  5. Vá a um prédio com cerca de 10 andares e encontre o administrador do prédio. Descubra quantos metros existem entre um andar e o próximo e a altura do andar mais alto.

  6. Calibre o altímetro marcando o nível da água com um lápis à base de graxa na madeira, enquanto estiver no primeiro andar. Vá até o quinto andar e marque o nível da água novamente. Vá até o décimo andar e marque o nível da água novamente. Você verá uma mudança com cerca do dobro da diferença do quinto para o décimo andar. Encontre a correspondência da diferença em metros de altura, usando as medidas fornecidas pelo administrador do prédio.

O que você precisa

  • Grampo
  • Lápis à base de graxa
  • Tábua de madeira
  • Arame ou barbante
  • Saco de chá
  • 1 litro de água
  • Tubo de plástico com cerca de 1,5 m a 1,8 m e 6 mm de diâmetro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article