Como a altitude afeta a vegetação?

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a altitude afeta a vegetação?
A altitude é um fator que define a vegetação de uma determinada região (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A vegetação de uma região ambiental compreende toda a flora de um meio ambiente. Isso enquadra as espécies de plantas nativas de um local e as condições para um desenvolvimento saudável como luz, umidade, solo fértil, calor e facilidade de acesso à água. No entanto, alguns fatores geográficos contribuem para uma constante variação da vegetação. E uma das principais delas é a altitude. Cientificamente, o conceito da variação da vegetação em áreas de grande altitude é chamado de vegetação de altitude, um fenômeno comum nas zonas montanhosas da América do Sul e na Europa.

Outras pessoas estão lendo

Características da variação de altitude

Quando maior a altitude de uma região maior o impacto na vegetação em geral. Esse fenômeno é explicado pelo que acontece com o ambiente em áreas mais altas. Quanto maior a altitude, maior a temperatura e mais rarefeito é o ar. Em área montanhosas, graças ao alinhamento da montanha em relação à luz que vem do sol, a vegetação em geral muda de padrão. Como ar fica mais limpo e denso, a insolação aumenta consideravelmente nos solos das regiões mais altas. Os raios ultra-violetas incidem com maior intensidade e a amplitude térmica, isto é, a diferença de temperatura entre as noites e os dias, varia bem menos.

Como a altitude afeta a vegetação?
Quanto maior a altitude, maior o impacto na vegetação (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Variações de altitude

O impacto da altitude na vegetação do meio ambiente, no entanto, está longe de ser homogêneo. Há variações de vegetação dependendo da amplitude da vegetação. Didaticamente, é possível dividir a vegetações por três grandes faixas de altitude. Em regiões baixas, em elevações que vão do 0 aos 300 metros, a altitude pouco influencia na vegetação. Aqui, outros fatores como luz, calor e acesso à água acabam sendo mais importantes no desenvolvimento da mata do que a altitude propriamente dita. Em locais situados a partir dos 300 metros até aproximadamente 2000 metros, o impacto na vegetação começa a ser limitante.

Como a altitude afeta a vegetação?
As altitudes podem ser divididas em baixas, médias e altas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Altitudes médias

Nas chamadas médias altitudes (300 metros até aproximadamente 2000 metros), o ar apresenta baixa umidade relativa. O impacto na vegetação se reflete principalmente na perda de folhas. Durante o inverno, as folhas que cobrem a vegetação caem e só são recompostas na estação seguinte, a primavera. Em áreas de altitude média é comum o surgimento de pinheiros, árvores adaptadas às condições rigorosas do clima frio e seco. A vegetação apresenta plantas de cascas grossas e escamosas, preparadas para sobreviver a situações de escassez de água.

Como a altitude afeta a vegetação?
Regiões de médias altitudes são conhecidas por ter árvores espaçadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Altas altitudes

Em regiões muito altas, acima dos 2000 metros de altitude, o impacto da altitude na vegetação é muito grande. Isso ocorre sobretudo em áreas de acidentes geográficos, montanhas ou cordilheiras, como a Cordilheira dos Andes na América do Sul. As temperaturas muitos frias fazem com que o solo fique coberto por neve durante boa parte do ano. A temperatura rigorosa aliada à baixíssima umidade relativa do ar faz com que a vegetação típica dessas áreas seja a do tipo orófila. Trata-se de uma vegetação rasteira, repleta de arbustos e povoada principalmente por gramíneas, musgos e líquens.

Como a altitude afeta a vegetação?
Em altas altitudes há o predomínio da vegetação rasteira (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível