Os alto-falantes do laptop só funcionam de um lado

Escrito por kefa olang | Traduzido por jessica modono
Os alto-falantes do laptop só funcionam de um lado
Ajuste a saída dos alto-falantes para ambos os lados e aproveite o som de seu laptop (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Os laptops geralmente vêm com alto-falantes dos lados esquerdo e direito, para uma saída estéreo balanceada. No entanto, se o som está saindo somente de um lado, a questão é provavelmente com as configurações de som ou nos drivers que permitem que o processador de áudio se comunique com o firmware do computador. A Microsoft oferece soluções para resolver os problemas nos alto-falantes para maximizar a saída de som.

Propriedades do som

Na maioria dos casos, o som só é ouvido em apenas um lado dos alto-falantes se as propriedades do som do laptop não estiverem configuradas corretamente. As propriedades do som permitem que você não somente ajuste o volume, mas o balanceamento dos alto-falantes. Se o lado direito e o lado esquerdo não estão balanceados, o som será ouvido apenas em um dos lados. Para checar os alto-falantes, clique em "Painel de controle", "Hardware e som", e depois em "Som". Abaixo da aba "Reprodução", clique em "Alto-falantes" e depois em "Propriedades" para exibir as configurações padrões. Na aba de níveis, clique em "Balanço" para verificar os níveis dos alto-falantes. Se o nível do lado direito e do lado esquerdo não estiver no centro, você não terá uma saída de som equilibrada. Arraste os controles para o centro para balancear a saída do áudio.

Software

Além dos controles de som que vêm com o sistema operacional, alguns programas de mídia ou de vídeo, como o Windows Media Player e o iTunes, permitem que você ajuste as configurações dos alto-falantes diretamente de sua interface. Mesmo se as definições dos alto-falantes do sistema operacional estiverem balanceadas, você ainda assim ouvirá apenas um lado se os níveis de esquerda e direita no programa não estiverem equilibrados. O ajuste das configurações de áudio variam de acordo com cada programa, portanto consulte o manual ou a documentação.

Processadores de som

Problemas no processador de som ou drivers faltando podem contribuir para a saída apenas de um lado. Se o driver de som estiver danificado, desinstalá-lo e reinstalar uma nova cópia pode resolver o problema. Se você clicar em Gerenciador de Dispositivos, abra a seção "Controladores de áudio e vídeo". Se uma pergunta ou exclamação aparecer próximo ao driver de som padrão, significa que ele não está funcionando como esperado. Baixe e instale drivers de som mais recentes diretamente do site do fabricante do computador.

Dicas

Se você ainda está tendo problemas de áudio, às vezes reiniciar o computador resolve algum hardware problemático. Se o som ainda estiver de um lado só, o alto-falante provavelmente está queimado. Se for o caso, entre em contato com o fabricante do computador para possíveis reparos. Como alternativa, você pode usar um alto-falante externo. A maioria dos laptops tem uma entrada de áudio que permite a conexão de alto-falantes externos com controle de volume separado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível