O que são altos níveis de anticorpos de Tiroide Peroxidase?

Escrito por mark bingaman | Traduzido por kelly isay
O que são altos níveis de anticorpos de Tiroide Peroxidase?

A glândula da tiroide é essencial para o metabolismo humano

Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images

A tiroide geralmente sofre quando o corpo passa a lutar contra si mesmo e a enviar o sistema imune para atacar erroneamente essa glândula crucial. Altos níveis de anticorpos de tiroide peroxidase frequentemente indicam que essa batalha está a caminho e ajuda os médicos a formularem uma defesa.

Outras pessoas estão lendo

Importância

A tiroide peroxidase (TPO) é uma enzima da tiroide que possui um papel vital na produção do hormônio da tiroide. Então, o que são altos níveis de anticorpos de TPO? Um teste de tiroide peroxidase determina a quantidade desses anticorpos no sangue, que estão lutando contra a TPO e danificando a habilidade dessa enzima de executar suas funções. "A presença de anticorpos de tiroide peroxidase no sangue sugere que a doença da tiroide é causada por um fator autoimune, como é o caso da doença de Hashimoto ou a de Graves", de acordo com o Dr. Todd Nippoldt, um endocrinologista da Mayo Clinic. "Em doenças autoimunes, o sistema imune produz anticorpos que atacam erroneamente tecidos normais". Isso causa inflamação e curtos-circuitos na habilidade da tiroide de funcionar apropriadamente.

Exame

Aqueles que foram diagnosticados com uma doença da tiroide tipicamente passarão por um teste de contagem de anticorpos de tiroide peroxidase, a fim de se determinar a causa específica. Esse tipo de exame é feito para investigar o porquê do bócio (uma tiroide aumentada ou inchaço das células, chamado de nódulo) ter se desenvolvido. Médicos geralmente pedem esse teste quando outros resultados de medições de níveis de hormônio T3, T4 ou de TSH (hormônio estimulante da tiroide) mostram irregularidades.

Doenças não tiroidais

Um exame também pode ser pedido para aquelas doenças autoimunes não relacionadas à tiroide, como o lúpus, artrite reumatoide ou anemia perniciosa, quando esses pacientes começam a apresentar sintomas de possíveis problemas na tiroide. Esse geralmente é o caso com essas doenças, ou com um diagnóstico conhecido de doença de Hashimoto ou de Graves, que engravidam. Um teste de TPO será conduzido tanto no início como no fim da gestação para determinar se o bebê tem algum risco de desenvolver alguma doença tiroidal.

Resultados

Altas concentrações de anticorpos de tiroide peroxidase sugerem a presença de doença de Hashimoto ou de Graves. Contudo, algumas variáveis existem nesse exame. "A sensibilidade e especificidade do teste de anticorpo tiroidal estão melhorando, mas ainda não são tão boas quanto os médicos gostariam", diz a Associação Americana de Química Clínica. "Todos os exames de anticorpos tiroidais têm mudado com o tempo. Há também muitas metodologias distintas e cada uma possui extensões padrões (normais) diferentes".

Doença de Hashimoto

Também conhecida como tiroidite de Hashimoto, essa doença é a reação do sistema imune contra a tiroide, causando uma inflamação e perda parcial ou total de função. "É possível receber um tratamento de reposição de hormônio da tiroide (levotiroxina) se o organismo não estiver produzindo-o suficientemente", de acordo com a Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin.

Doença de Graves

Embora ambos sejam resultados do ataque errado à tiroide feito pelo sistema imune, a doença de Graves é o oposto da de Hashimoto, já que ela traz o hipertiroidismo (superatividade da tiroide), levando-a a produzir níveis excessivos do hormônio tiroxina. Essa doença é geralmente tratada com medicamentos ou iodo radioativo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media