Qual a altura adequada para a cortina do banho?

Escrito por valerie david | Traduzido por allan deligi elias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a altura adequada para a cortina do banho?
Cortina de banheiro combinando com toalhas (Valerie David)

As cortinas para o chuveiro podem ser um utilitário, usado apenas para prevenir a água de molhar o chão do banheiro. No entanto, elas também podem ser decorativas e acrescentar beleza e charme ao ambiente. A altura na qual a haste for colocada pode alterar a aparência e a utilidade dessa cortina versátil. Considere todos os elementos de desenho do banheiro, a cortina e o tipo da haste antes de escolher a altura perfeita para o seu ambiente.

Outras pessoas estão lendo

Distância do chão

Pendure a cortina de um modo que a bainha esteja, no mínimo, de 2,5 cm a 5 cm do chão. Se a cortina tocar no piso, ela vai ficar suja e empoeirada, bem como pode ficar sempre molhada e aumentar as chances de mofo no espaço entre o chão e a banheira. As cortinas de banho arrastando no chão apresentam um risco de tropeço, além de atrapalhar o uso do aspirador de pó ou esfregão para limpar o chão.

Qual a altura adequada para a cortina do banho?
Exemplo da altura adequada da cortina

Estilo de banheira

Decida se deseja destacar ou esconder sua banheira. Pendure a cortina em um lugar mais alto na parede e use um laço para emoldurar uma banheira redonda. Escolha uma cortina reta que fique de 2,5 cm a 5 cm acima do chão, para esconder portas feias de vidro ou para cobrir uma banheira simples ou desgastada.

Evite pendurar a haste de modo que ela corte visualmente uma janela na parede da banheira. Mantenha a haste alta o suficiente para que a cortina tanto possa esconder a janela completamente como possa ser amarrada com um laço para emoldurá-la.

Se escolher pendurar a cortina em um lugar mais alto para destacar elementos bonitos da banheira, mantenha a bainha dela a, pelo menos, 5 cm abaixo da beirada da banheira. Isso é necessário para manter a cortina ou o revestimento dentro da banheira enquanto toma banho e, também, para prevenir que a água derrame no chão.

Elementos da parede

A loja Knobs, Hinges, and More Store recomenda que use uma haste de tensão em um banheiro com azulejo ou fibra de vidro. Fazer furos nos azulejos pode causar rachaduras ou deixá-los soltos, enquanto buracos na fibra de vidro podem causar avarias na parede do recinto causadas pela água. Se o azulejo ou fibra de vidro vão até o teto, você pode ajustar a haste de tensão para qualquer altura que desejar. Para azulejos que ficam entre 60 cm e 90 cm do teto, coloque a haste de tensão perto da linha final de azulejos ou logo acima dela. Isso manterá as linhas visíveis uniformes e atraentes.

Suportes permanentes podem ser instalados na parede acima ou em frente à área do azulejo ou da fibra de vidro. Procure por uma cortina bem grande se quiser instalar suportes acima dos azulejos e ainda assim esconder a banheira abaixo.

Estilo da cortina

As cortinas de banho podem ser decoradas com um forro ou serem polivalentes. No caso das cortinas polivalentes, que ficam penduradas enquanto a banheira está em uso, a bainha precisa ficar entre 2,5 cm e 5 cm do piso da banheira. Quando a cortina fica muito baixa, pode ocorrer de alguém pisar nela e rasgá-la, bem como forçar a haste e aumentar as chances de deslizes e quedas. A bainha também vai reter mais água, resultando em mofo.

As cortinas de banho que são arrastadas para o lado usando laços vão parecer mais curtas quando todo o material estiver junto. Pendure a haste de 2,5 cm a 5 cm mais embaixo, se necessário, para manter a cortina estendida fora da beirada da banheira.

Detalhes adicionais

As cortinas de banho variam em tamanho, então sempre meça a cortina antes de decidir onde fará os buracos para os suportes. Ganchos de banho também criam distância entre a haste e o topo da cortina, aumentando o comprimento total da sua cortina. Quando for instalar os suportes permanentes, considere usar uma haste de tensão primeiro para encontrar a altura perfeita. A haste de tensão pode ser facilmente ajustada múltiplas vezes. Uma vez que encontrou o tamanho correto, você pode fazer a marcação na parede e instalar os suportes no lugar perfeito, sem precisar fazer outros furos.

A Apartment Therapy também lembra donos de casa que usam um estilo arqueado de haste de cortina para considerar o quanto espaço ele ocupa no banheiro. Pendure a cortina em um ponto mais alto em banheiros menores para ninguém bater a cabeça na haste quando for entrar.

As pessoas mais altas podem escolher instalar um chuveiro mais alto na parede para obter mais conforto. Escolha uma cortina bem mais longa e pendure a haste em um lugar mais alto se quiser prevenir que a água caia pela parte de cima da cortina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível