Mais
×

A altura adequada de prateleiras para crianças

Atualizado em 11 abril, 2017

Criar um espaço para as crianças requer planejamento a curto e longo prazo. A altura correta para uma criança hoje será baixa demais em questão de semanas ou meses enquanto ela cresce. Colocar algo baixo demais pode fazer com que um bebê se engane e sente-se no local ou bata a cabeça. Para decidir qual a altura adequada para as prateleiras das crianças, considere o propósito da peça, as idades deles e o tempo que esses itens estarão em uso.

Prateleiras para crianças (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Prateleiras de brinquedos e estantes de livro

Se quiser guardar livros de crianças na pré-escola e deseja que esses itens estejam disponíveis para elas o tempo todo, será necessário ter uma prateleira baixa. Nesse caso, estantes funcionam melhor para que haja menos risco de lesões para a criança. É possível encontrar essas peças na seção infantil em uma loja de móveis que não tenham mais de 60 cm. Se estiver procurando por algo somente acessível para adultos, considere as prateleiras que tenham de 1,2 a 1,5 m de altura e sejam pregadas na parede.

Prateleiras de brinquedos

Pode-se comprar estantes ajustáveis que lhe permitam mudar a altura das tábuas individuais. Isso lhe dará mais longevidade conforme a criança cresce. A altura adequada da prateleira para uma criança de três anos será muito baixa para uma de 6 anos. Se comprar ou construir uma estante ajustável, é possível deixar as prateleiras tão baixas quanto 30 ou 60 cm do chão e gradualmente elevá-las para 90 cm, 1,2 m ou 1,5 m conforme seu filho cresce. Essas unidades de estantes usam suportes parafusados à parede. Os suportes variam em tamanho de 30 cm até 1,5 ou 1,8 m.

Prateleiras de roupas e do armário

A altura ideal para prateleiras de armários depende do tamanho da criança. A maioria das unidades construídas em armários embutidos é muito alta para uma criança normal. Para fornecer mais acessibilidade em seus armários, considere comprar prateleiras de pendurar que possam ser instaladas na altura ideal para seu filho. Essas pequenas estantes ficarão penduradas em uma barra no armário e farão com que sua criança possa alcançar os itens ali guardados. Uma criança que tenha 90 cm de altura desejará ter uma prateleira no nível de seus olhos, ou a aproximadamente 75 cm.

Prateleiras pré-existentes

Muitas casas possuem prateleiras construídas na parede. Frequentemente, esses itens são altos demais para que as crianças alcancem, e são usados adequadamente para materiais que devem ser deixados fora do alcance de crianças. Para usar essas prateleiras para as crianças, considere comprar uma pequena escada para que eles possam chegar até a altura necessária para alcançá-las. Conforme a criança cresce, a escada será menos necessária.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article