on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual a altura ideal para o colchão do bebê no berço?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Estrados com altura ajustável são um item comum na maioria dos berços. A possibilidade de abaixar ou elevar a altura do colchão pode tornar a tarefa de colocar ou retirar seu bebê do berço mais fácil. Ainda que isso tenha uma série de vantagens, deixar o colchão muito alto pode aumentar o risco de o bebê se machucar. A altura correta do berço depende da idade e das habilidades da criança.

Manter o seu precioso bebê seguro tem tudo a ver com fazer com ajustar o colchão dele na altura certa para sua idade (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Recém-nascidos

Bebês muito pequenos podem dormir no berço com o colchão elevado a altura máxima. Entre o nascimento e cerca de cinco meses de vida, bebês com desenvolvimento dentro da média ainda não são capazes de sentar sem apoio ou de se levantarem para sentar. Nesse estágio, há pouco risco de a criança se lançar para fora do berço. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, manter o berço elevado se a criança estiver nessa faixa etária e não for capaz de se sentar sozinha é seguro.

Loading...

Bebês a partir dos 5 meses

A partir do momento em que a criança é capaz de se sentar, o colchão deve ser abaixado um nível ou até a metade da altura do berço, dependendo do tipo de berço do seu bebê. Essa fase ocorre em algum momento entre os cinco e oito meses de vida, dependendo do desenvolvimento da criança; entretanto, pode ocorrer muito antes ou bem mais tarde. Uma criança que pode se sentar sozinha é mais propensa a tentar sair do berço, especialmente quando não há ninguém prestando atenção; muitos pais encontraram seus bebês em pé pela primeira vez quando iam ao quarto buscá-los. Uma vez que a criança consiga ficar de pé, existe a possibilidade de que ela consiga se erguer o bastante para pular fora do berço.

Bebês até os dois anos

Assim que uma criança mostrar que pode se colocar de pé sozinha, o colchão do berço deve ser ajustado para o nível mais baixo. Essa altura irá impedir a maioria das crianças de tentar escalar o berço, embora ainda exista essa possibilidade. Para fazer com que escalar o berço se torne mais difícil, remova os protetores internos e almofadas que possam ser usados como escada

A hora de sair do berço

Quando a criança ultrapassar os 90 cm de altura, você precisará colocá-la em um cama com proteção lateral. A partir desse momento, o colchão do berço não pode ser suficientemente abaixado para garantir a segurança da criança, e a altura das grades do berço juntamente com o aumento da capacidade motora torna a escalada bem mais fácil e possível. Podendo resultar em acidentes não somente por conta de uma queda, mas também pela criança poder circular sem supervisão pelo quarto se ela for silenciosa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...