Alvejante oxigenado caseiro

Escrito por jamie conrad | Traduzido por vitoria felix
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alvejante oxigenado caseiro
Substitua o alvejante à base de cloro por alvejante oxigenado caseiro. (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Alvejante oxigenado é um agente de limpeza usado para remover manchas em superfícies e tecidos. Esta substância é uma alternativa mais suave, mais ambientalmente amigável do que alvejantes químicos à base de cloro. Alvejante oxigenado pode ser feito facilmente em casa, usando ingredientes que você pode comprar em lojas ou pode já ter à mão. Fazer o seu próprio alvejante garante que você sempre tenha o tipo que precisa, quando precisa.

Outras pessoas estão lendo

Usos

Você já pode ter uma razão específica para fazer o seu próprio alvejante oxigenado. As chances são de que, uma vez que você o faça para limpar um item, você encontre muitas outras coisas para limpar com o seu novo alvejante. Clareie e remova manchas de roupas, toalhas, lençóis ou tecidos. Adicione-o ao sabão para louças caseiro para remover manchas de comida dos pratos. Limpe pisos e carpetes, móveis ou até mesmo superfícies domésticas rígidas. Alvejante oxigenado é um limpador ideal de banheiro, convés e até mesmo móveis que ficam ao ar livre.

Tipos

O alvejante oxigenado é criado e utilizado de duas formas: base líquida e em pó. Alvejante líquido é útil para a remoção de manchas, tratamentos localizados em tecidos ou pulverização sobre reboco ou em fendas. Alvejante em pó pode ser adicionado à máquina de lavar louça, diluído para fazer uma grande quantidade de lavagem para um projeto de exterior (tais como um convés ou tapume) ou adicionado ao sabão em pó caseiro para lavar roupas. Ambos são eficazes, então escolher o tipo é realmente uma questão de preferência pessoal.

Ingredientes

Alvejantes oxigenados caseiros diferentes utilizam ingredientes diferentes. Alguns ingredientes devem ser adicionados toda vez, enquanto outros podem ser trocados ou pulados. Ingredientes que devem ser incluídos no alvejante oxigenado líquido são peróxido e água. Bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio também devem ser acrescentados, mas qualquer um dos dois pode ser usado. Escolha o peróxido de hidrogênio que você preferir, mas o mais comumente utilizado para uso doméstico é peróxido de hidrogênio a 3%. Alvejante oxigenado em pó é criado usando percarbonato de sódio (uma forma seca de peróxido de hidrogênio, disponível em empresas de suplementos para piscinas ou de fornecimento para zeladoria) e carbonato ou bicarbonato de sódio.

Fazer versus comprar

Alvejante oxigenado é relativamente barato, enquanto comprar ingredientes para fazer o seu próprio pode ser caro, dependendo de onde você comprá-los. Então, financeiramente falando, fazer ou comprar alvejante oxigenado dá praticamente no mesmo. Fazer o alvejante é simples, mas receitas variam. Você pode achar que um produto comprado, pré-formulado e misturado, oferece uma combinação mais precisa de ingredientes. No entanto, ter os ingredientes para criar qualquer forma de alvejante oxigenado que possa ser necessária, previne uma ida à loja de madrugada ou manchas indesejada em uma roupa, quando você percebe que está sem alvejante oxigenado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível