Como amaciar e desodorizar um alforge de couro

Escrito por jo jackson Google | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como amaciar e desodorizar um alforge de couro
Os alforges devem ser tratados com produtos especiais para couro (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Alforges de couro usados por motociclistas, ciclistas e cavaleiros estão expostos aos elementos e podem acabar enlameados, empoeirados ou encharcados pela chuva. Com o tempo, o couro pode acabar ficando endurecido ao invés de maleável, e com cheiro ruim. Ele é um produto natural feito a partir de peles curtidas de animais que não pode ser colocado na máquina de lavar porque isso pode arruiná-lo, e deve ser tratado com produtos especiais para couro.

Outras pessoas estão lendo

Sabão de sela

Existem muitos produtos considerados limpadores de couro. O sabão de sela tem sido usado há décadas para limpar e amaciar o couro. Você vai precisar de água morna e toalhas limpas, macias e que não soltem pelos. Mergulhe uma ponta da toalha na água e esfregue contra o alforge. Realize o trabalho em pequenas seções de cada vez. Passe um pouco de sabão na toalha e esfregue em movimentos circulares sobre o alforge. Se ele estiver muito sujo você terá que lavar a toalha de vez em quando. Talvez seja necessário trabalhar algumas vezes em uma só área até que não fique mais sujeira na toalha. Seque com um pano e deixe descansar durante a noite antes de condicionar.

Acabamento do couro

Depois que o alforge estiver completamente limpo você vai precisar condicioná-lo. Existem muitos produtos disponíveis em lojas especializadas para motociclistas, ciclistas ou cavaleiros. Mergulhe uma toalha limpa de algodão dentro do condicionador e trabalhe sobre o couro, em pequenos movimentos circulares. O produto irá penetrar no couro, tornando-o mais maleável. Quando tiver realizado o trabalho em todo o alforge, seque firmemente com uma toalha macia e absorvente para que ele não fique oleoso.

Cuidado regular

Alforges limpos regularmente com sabão de sela e tratados com condicionador de couro devem permanecer maleáveis. Uma vez ao mês deve ser o suficiente (menos do que isso se você não o utiliza com tanta frequência). Quando ficam molhados na chuva, basta secá-los. Nunca tente secá-los em frente a um aquecedor porque o couro irá endurecer e ficará predisposto a rachaduras. Se o interior da bolsa ficar molhado coloque folhas de jornal ou trapos velhos para ajudar a absorver a umidade. Você também pode utilizar condicionador de couro na parte interna da bolsa.

Desodorizando

Se você limpa e condiciona a bolsa por dentro e por fora, irá limpar qualquer bactéria e mofo que possa causar odores. A limpeza na parte de dentro é mais difícil do que fora porque apesar de o couro não estar macio é mais fácil de esfregar o condicionador. Se o seu alforge precisar de desodorização, você pode deixar bicarbonato de sódio (para absorver odores) ou pode comprar um removedor de odores de couro. Não borrife purificadores de ar sobre o material, pois isso pode causar danos a ele. Deixar lavanda seca dentro de algum compartimento da bolsa fornece um cheiro fresco e limpo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível