×
Loading ...

Como amaciar uma sela de cavalo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As selas são projetados para serem usadas por anos. O couro é extremamente durável e aguenta bem o uso, mas essa mesma rigidez representa um problema quando ela é nova. Embora amaciar uma sela possa ser mais difícil do que domar um novo potro, alguns pequenos truques e muita montaria transformará essa abominação dura na sela perfeita dos seus sonhos.

Instruções

Alguns cuidados farão com que a sela nova fique como a antiga preferida (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Utilize a sela nova tanto quanto puder. Ela pode ser ruidosa e desconfortável, mas quanto mais for usada, mais rápido o couro amaciará. Se for muito doloroso andar na sela o tempo todo, sele o cavalo e deixe 30 minutos por dia para amaciar lentamente o couro, até que seja capaz de montá-lo.

    Loading...
  2. Passe sabão para selas uma vez ao dia. Mergulhe uma esponja em água morna e esfregue no pote de sabão para criar uma espuma. Esfregue o sabão em toda a superfície, iniciando no pomo e indo até a patilha. Levante as saias e ensaboe entre elas, bem como a frente e o verso dos estribos. Deixe o sabão por uma hora e, em seguida, remova o resíduo da espuma com um pano.

  3. Esfregue a sela recém-ensaboada com condicionador de couro. Umedeça um pano com condicionador de couro e esfregue na sela em pequenos círculos para que o produto entre nas fibras de couro. Use o bastante para fazer o couro parecer úmido, mas não tanto que chegue a pingar.

  4. Polvilhe o lado de baixo da sela e os espaços entre as saias com talco. Ele absorve o excesso de umidade e amortece o couro para evitar o chiado. Use a ponta dos dedos para empurrar o pó nas pequenas fendas e limpe qualquer resíduo com um pano úmido.

  5. Cubra a sela nova quando não estiver sentado nela. Uma boa capa mantém a poeira e sujeira longe do couro e evita que seque por exposição prolongada ao sol. Se só estiver exibindo o cavalo ou desmontando muitas vezes durante passeios, leve uma capa fina no trailer e cubra a sela entre as aulas.

Loading...

Dicas

  • Guarde a sela em um quarto limpo e seguro. Os ratos são atraídos pelo cheiro de couro novo e podem mastigar a sela se você deixá-la em um ambiente externo.

Aviso

  • Nunca use produtos à base de álcool para suavizar a sela. Embora o álcool possa quebrar o couro com mais rapidez que outros tratamentos, ele resseca muito e causará rachaduras e fendas na sela nova.

O que você precisa

  • Sabão para sela
  • Esponjas
  • Condicionador de couro
  • Talco de bebê
  • Capa de sela

Referências

Loading ...
Loading ...