×
Loading ...

Quem eram os amalequitas na Bíblia?

Atualizado em 17 abril, 2017

No Antigo Testamento, os amalequitas atacaram os israelitas diversas vezes. Eles eram representados como nômades e cruéis, e atacaram os israelitas em sua jornada após deixarem o Egito. A presença dos amalequitas contribuiu para o fortalecimento do exército de Israel e de sua fé na libertação de Deus.

O Antigo Testamento mostra que Deus ordenou a morte dos amalequitas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Descendentes de Amaleque

No Antigo Testamento, os amalequitas eram os descendentes de Amaleque, e também descendentes de povos nômades do sul da Palestina. Amaleque, por sua vez, era descendente de Esaú, o filho mais velho de Isaque e pai dos edomitas, um antigo povo nômade que habitava as regiões da Judeia e do Mar Morto. Os amalequitas habitavam a península do Sinai. Na Bíblia, este povo nômade era inimigo dos israelitas, e em diversas ocasiões atacou o povo liderado por Moisés sem nenhuma explicação.

Loading...

Representação dos amalequitas

Na Bíblia, os amalequitas eram inimigos dos israelitas. Eles são representados muitas vezes como uma força de oposição que atacava o povo de Israel em sua jornada. Além de assassinos, os amalequitas são descritos como cruéis, bárbaros e infiéis, que atacavam os israelitas quando estavam fracos, de acordo com Deuteronômio 25:17-19. Em algumas interpretações mais modernas, os amalequitas são comparados a outros inimigos do povo judeu, como Hitler e os nazistas da Segunda Guerra.

Guerra contra os amalequitas

A batalha contra os amalequitas começou em Refidim. Esse foi o primeiro povo a atacar os israelitas após a sua saída do Egito liderada por Moisés. Em Êxodo 17:8-16, Moisés fica no alto de um monte com as mãos levantadas, segurando a Vara de Deus. Enquanto ele permanecesse com as mãos levantadas, os israelitas ganhariam a batalha contra os amalequitas. Deus ainda disse nessa passagem: "Escreva isto num rolo, como memorial, e declare a Josué que farei que os amalequitas sejam esquecidos para sempre debaixo do céu". A partir desse ponto, deu-se início a um genocídio dos amalequitas pelos israelitas.

Aparições na Bíblia

Os amalequitas aparecem em diversas passagens do Antigo Testamento, em referência a guerras ou como inimigos. A condenação de Deus aos amalequitas está em Gênesis 14:17 e 36:12,16. A maioria de suas aparições acontece em I Samuel, a partir do capítulo 14, verso 48. Outras aparições estão em Êxodo 17:8-11, Números 13:29, Deuteronômio, Juízes, II Samuel, I Crônicas e nos Salmos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...