×
Loading ...

Como amarrar um corda a uma âncora

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Amarrar uma corda a uma âncora não é uma solução permanente, como dar um nó cego ao redor de um anel de uma âncora. No entanto, pode ser necessário, se a corrente da âncora tiver sido corroída pela areia ou cascalho. Qualquer nó que não seja bem feito reduzirá em 80% a resistência da corda, especialmente, se for um nó cego.

Instruções

Uma âncora com uma corrente (Illustrations by the Author)

    Passo a passo

  1. Faça uma volta na corda, como se estivesse contornando algo.

    Loading...
  2. Passe a ponta da corda pelo anel da corrente da âncora mais distante dela. Use uma corda grande o suficiente para passar pelo anel sem enroscar.

  3. Termine de amarrar, conforme a figura mostra. O nó ilustrado é um nó simples, porém um nó duplo também pode ser usado. Lembre-se que, neste caso, será necessário uma corda mais longa e eles podem dar a falsa sensação de mais segurança, porém os dois nós raramente aumentam a resistência. Ao contrário, o atrito entre os nós pode contribuir para a degradação da corda.

    Nó simples com a corda
  4. Amarre a ponta solta da corda na volta do nó. Use um nó em formato de "8", para prevenir que ele se solte quando a corda estiver esticada. Deslize o nó em "8" até a ponta da corrente e puxe a corda.

    Nó em "8" evite que a corda se solte
Loading...

Dicas

  • Barco recreativos com até 10 metros de comprimento pode ser presos por uma corda que resista até 40 kg. Uma forma de calcular a carga máxima de uma corda é elevar a circunferência da corda ao quadrado e multiplicar por 150. Use uma corda de náilon grossa, pois cordas finas tendem a desfiar. Se somente cordas finas estiverem disponíveis, use fita isolante nas pontas para evitar que ela desfie.
  • Não use cordas de polipropileno, pois elas flutuam e puxam a âncora.

Aviso

  • Cordas de náilon, não importa o quão pequenas, irão ricochetear, se elas se romperem, e podem causar sérios problemas ou, mesmo, a morte.

Recursos

Loading ...
Loading ...