Como amarrar um quimono de gueixa

Escrito por b. maté | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como amarrar um quimono de gueixa
As gueixas tradicionalmente usam quimonos elaborados chamados "homongi" (Tokyo-geisha image by jolefantoni from Fotolia.com)

Gueixas eram tradicionalmente artistas performáticas que entretinham seus clientes com música e dança. Sempre se apresentando formalmente ao público, uma gueixa usa um quimono luxuoso chamado de homongi, uma peça elaborada feita de seda e amarradas com um obi, ou faixa. De acordo com a tradição, as gueixas ainda usam seus quimonos de forma diferente das outras mulheres: o decote é maior na parte de trás para expor a pele pintada e um pedaço da gola do subquimono. Uma gueixa requer um assistente para ajudá-la a se vestir, devido às camadas de roupas íntimas, tiras de tecido, sobreposições de roupas e faixas que devem ficar perfeitas.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Quimono
  • Hadajuban (camisola)
  • Nagajuban (subquimono)
  • Obi (faixa)
  • Obi makura (almofada para o obi)
  • 4 himos (tiras de tecido)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Vista as roupas íntimas do quimono, pois elas são a sua fundação. O hadajuban vai em primeiro lugar, e é apertada na cintura com um himo ou fina tira de tecido. Certifique-se de que a parte de trás seja puxada para baixo para expor todo o decote. Em seguida, puxe as camadas nagajuban e a camisola para baixo nas costas e amarre na cintura com uma himo. Essas peças protegem o quimono da transpiração.

  2. 2

    Passe os braços através das mangas do quimono, de modo que eles fiquem para fora. O quimono deve ser realmente longo, pois ele será totalmente puxado para cima e dobrado para dentro. Certifique-se de que a costura traseira caia reta pelas costas antes de sobrepor os painéis frontais do quimono, o da direita sobre o da esquerda. É importante que a frente do quimono se sobreponha da maneira correta, porque o painel da direita sobre o da esquerda significa que a pessoa está morta. Portanto, dobre o lado direito do quimono primeiro, antes de colocar o lado esquerdo sobre ele.

  3. 3

    Levante o quimono do chão para que a barra toque o peito do pé. Alise o quimono sobre sua barriga, mantendo a maioria do tecido na região do busto. O lado esquerdo do quimono deve cair sobre o corpo quase até o quadril, e a bainha deve formar ligeiramente um triângulo. Uma vez que o quimono esteja vestido sem problemas, prenda-o em torno da cintura com um himo. O himo deve ser amarrado na cintura duas vezes para garantir que esteja seguro. Verifique se está ancorado, pois é o principal suporte do quimono.

  4. 4

    Puxe o tecido, que agora está acumulado na parte superior do quimono, para baixo em direção à cintura e sobre o himo. Certifique-se de puxar a parte de trás para baixo, de forma que o decote exponha a gola do nagajuban. As golas devem estar semelhantes a camadas, com a gola do nagajuban descansando sobre a do quimono. Lembre-se que o decote de uma gueixa é especialmente profundo na parte de trás para acentuar a maquiagem, por isso, certifique-se de exagerar no decote das costas. Após assentar o quimono perfeitamente, amarre bem outro himo sob a linha do busto.

  5. 5

    Distribua qualquer acúmulo de tecido localizado entre a cintura e o busto de maneira uniforme, antes de amarrar o obi ou faixa decorativa. O obi é a faixa mais grossa, que cobre a maior parte do abdômen. Para começar a amarrá-lo, coloque uma extremidade sobre seu ombro esquerdo. Se não houver alguém presente para ajudar, ele pode ser segurado no lugar com o queixo. Em seguida, enrole-o em torno da cintura duas vezes, mantendo-o deitado em toda a volta, solte a ponta que estava descansando sobre o ombro e dê um nó, certificando-se de que a faixa esteja bem apertada. Uma das extremidades do obi deve ser curta, e a outra, longa. Com o lado mais comprido, meça em torno de 60 cm ou a extensão de seu tórax e dobre-a para dentro longitudinalmente, sobre si mesma. Continue fazendo isso até que o excesso de faixa esteja completamente dobrado — este vai ser o laço. Usando a ponta curta do obi, amarre-o em torno da faixa dobrada para criar uma forma de laço. Esconda o excesso de faixa de tecido de dentro do obi.

  6. 6

    Insira a obi makura ou a almofada de obi entre as camadas da faixa. A makura ajuda a esconder qualquer volume criado pelos himos ocultos, que estão ajudando a manter o quimono seguro. Esse enchimento ajuda a dar ao obi uma aparência lisa na parte da frente da peça.

  7. 7

    Gire o obi de modo que o laço fique no centro das costas do quimono. Se tiver uma assistente, ela já amarraria o laço nas costas, pois isso pode ser uma tarefa difícil de realizar sozinha. Se não tiver uma assistente, você deve fazer o passo extra de girar a faixa para a parte de trás, da esquerda para a direita, para não desarrumar ou franzir desnecessariamente o quimono. O laço completa o visual.

Dicas & Advertências

  • A faixa curva, ou obi, que acompanha o quimono da gueixa pode ser manipulada em formas muito elaboradas. Algumas são plissadas para formar flores ou leques, enquanto outras são deixadas completamente lisas para criar uma silhueta de travesseiro. Quanto mais elaborado for o laço, maior a necessidade de assistência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível