Em que tipo de ambientes prosperam as laranjeiras?

Escrito por marlene affeld | Traduzido por gisel soto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Em que tipo de ambientes prosperam as laranjeiras?
O suco de laranja é uma bebida popular em muitos países (orange, , orange juice image by Greg Pickens from Fotolia.com)

As árvores de laranja doce (Citrus sinensis), nativa da Índia, Vietnã e China, prosperam, atualmente, em climas quentes ao redor do mundo. Uma laranjeira perene tem flores brancas grossas na primavera, seguidas por uma fruta suculenta (tecnicamente uma baga) que apresenta uma cor laranja brilhante quando amadurece. As laranjeiras arredondadas, com uma copa simétrica, crescem de 7,5 a 15 m quando se desenvolvem completamente. O tamanho da árvore é diferente de acordo com a sua variedade.

Outras pessoas estão lendo

Localização

Cultivadas em climas tropicais e subtropicais, as laranjas são as frutas favoritas de muitas culturas. Brasil e Estados Unidos fornecem 2/3 da produção mundial. Principalmente, são cultivadas no sul da Califórnia, Flórida, sudeste da Louisiana e no Rio Grande Valley, no sul do Texas. As laranjeiras são suscetíveis às geadas. Quando um clima frio ameaça o cultivo, ele deve ser protegido com cobertores.

Condições do solo

Uma das árvores frutíferas mais comumente cultivadas no mundo, as laranjeiras, prosperam em solos ricos em nutrientes e bem drenados, e não em solos arenosos ou muito úmidos.

Espaçamento

As laranjeiras formam um dossel arredondado e precisam de espaço para crescer. Quando são cultivadas em um pomar, devem ser plantadas a cada 7,5 m de distância, no mínimo. Se as árvores são plantadas muito próximas umas das outras, a produção de frutas diminui. Plantar um pomar muito próximo requer uma extensa poda, que é trabalhosa e reduz o lucro da colheita.

Em que tipo de ambientes prosperam as laranjeiras?
As laranjeiras são adições atraentes para a paisagem (Orange tree image by Evgeny Berdjansky from Fotolia.com)

Cultivo

As laranjeiras raramente são encontradas em estado selvagem. Essas árvores necessitam de um cultivo cuidadoso e o solo ao redor da base da árvore deve estar livre de ervas daninhas. Os fertilizantes são aplicados após a colheita. Um nitrogênio extra aumenta o óleo na casca da laranja. Alguns citricultores aplicam 450 g de fertilizante por árvore a cada ano.

Produção agrícola

Em todo o mundo, as laranjeiras que têm pelo menos 10 anos de idade produzem entre 100 e 200 laranjas por ano. Um registro informa que as árvores muito velhas estabelecidas no Mediterrâneo produziram entre 1.000 e 2.000 laranjas em uma temporada.

Laranjeiras diminutas

As laranjeiras diminutas (Citrofortunella microcarpa) são pequenas árvores cultivadas como espécime ou plantas de vaso. Como uma lembrança favorita de férias tropicais, as laranjeiras em miniatura são levadas para casa como plantas de interior. Elas crescem normalmente até um máximo de 90 cm de altura. Suas folhas verdes e brilhantes são um bom complemento para qualquer decoração de casa e os pequenos frutos comestíveis produzirão conversas interessantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível