×
Loading ...

Amido de milho vs. farinha de arroz como agente espessante

Atualizado em 17 abril, 2017

O amido de milho e a farinha de arroz podem ser utilizados para engrossar molhos e outros pratos. Ele é geralmente adicionado a molhos em forma de pasta, enquanto a farinha de arroz pode ser utilizada na preparação de uma pasta ou em uma mistura de farinha e manteiga. Embora ambos os amidos possam ser utilizados como um substituto da farinha nas receitas, o de milho é mais frequentemente utilizado em conjugação com ela.

Características

O amido de milho é feito do milho, enquanto a farinha de arroz é feita do arroz. Embora o primeiro apresente a vantagem do espessamento de líquidos, sem mudar a sua cor ou a clareza, não é estável em molhos congelados ou cozidos. Já o segundo funciona de uma forma mais parecida com a de farinha de trigo.

Loading...

Função

Para engrossar molhos, substitua uma quantidade igual de farinha de trigo por farinha de arroz conforme solicitado na sua receita. Em caso de substituição de farinha de trigo por amido de milho, use a metade do que foi pedido em sua receita.

Uso do amido de milho

O amido de milho deve ser misturado com o líquido frio antes de ser adicionado aos pratos quentes, caso contrário ele se acumulará. Faça uma pasta de amido de milho e líquido frio, em seguida, misture-o no seu molho. Não deixe ferver, ou o ingrediente não funcionará mais. Também não é aconselhável adicionar elementos ácidos, já que o amido de milho reagirá negativamente a esses elementos.

Uso da farinha de arroz

É possível utilizar farinha de arroz para engrossar molhos de várias maneiras. Pode-se fazer uma pasta de farinha de arroz e líquido frio ou quente, misturando-a cuidadosamente antes de adicioná-la ao seu molho. Ou pode fazer um mistura de manteiga e farinha de arroz em partes iguais e gordura, cozinhando delicadamente até que ganhem uma coloração marrom, e, em seguida, utilizá-la como a base do seu molho.

Importância

Tanto a farinha de arroz quanto o amido de milho são livres de glúten, um recurso importante para aqueles indivíduos com alergia a esta substância.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...