Mais
×

Como fazer amigos na vizinhança

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Introdução

Mudar de casa significa muito mais do que ter outro endereço ou um espaço maior para viver. Quando mudamos, precisamos muitas vezes enfrentar um novo ritmo de vida, costumes diferentes e até mesmo modificar nossos horários para acordar, sair para o trabalho e enfrentar o trânsito. Para que esse período de adaptação passe rápido e sem traumas, conheça algumas dicas para fazer amigos na sua nova vizinhança.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Apresente-se

A primeira dica pode parecer básica e um pouco banal, mas é essencial para que os seus vizinhos possam conhecer você e sua família. Deixe de lado a timidez e se apresente para a vizinhança. Toque a campainha do morador do lado e avise que você é novo no bairro ou no prédio, explicando o porquê da sua decisão de morar ali e o que espera dessa experiência. Se puder, ofereça algum bolo ou comida feita em casa em sinal das suas boas intenções. Você ficará espantado de como despertará a simpatia dos vizinhos desse modo!

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Tome a iniciativa

Todo mundo admira as pessoas que resolvem problemas e têm iniciativa. Preste atenção no que está acontecendo na sua vizinhança e arregace as mangas para tentar consertar ou alertar as autoridades responsáveis. Entre em contato com os vizinhos para perguntá-los sobre a situação dos eventuais problemas e proponha maneiras de resolvê-los. Um buraco no asfalto, um vidro quebrado ou um buraco em uma parede podem servir para que a vizinhança se identifique com você, vendo a sua vontade e disposição para tornar a vida de todos melhor.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Compareça nas reuniões da comunidade

Morar em um condomínio ou bairro com vizinhos próximos acarreta em várias decisões que precisam ser tomadas em reuniões coletivas. O que muitos consideram como chato e tedioso na verdade é uma importante maneira de fazer com que as pessoas se conheçam e os problemas comuns sejam resolvidos. Mostre-se interessado pelos assuntos coletivos da vizinhança e marque presença nesses encontros. Eles são ótimos para conhecer o que os outros condôminos pensam, quais as preocupações do bairro e qual é a situação financeira da administração de moradores.

IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images

Integre seus filhos às crianças da região

As crianças conseguem fazer amizade de maneira muito mais fácil e rápida do que os adultos. Ao chegar em uma vizinhança nova, deixe seus filhos fazerem o papel de embaixadores da sua família. Você verá como rapidamente estará conhecendo outras pessoas através deles. Fale com os outros pais sobre seus filhos e convide as crianças para brincar e tomar um lanche na sua casa. Além de ser ótimo para a socialização dos jovenzinhos, isso construirá uma ponte entre você e os outros pais.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Frequente os comércios dos arredores

A vizinhança não é feita somente de residências, mas também de comércios e serviços que dão vida à região. Não seja um eremita que vive escondido dentro da sua caverna. Saia de casa e conheça as lojas, restaurantes e salões de beleza do lugar de onde você mora. Esses comércios são um grande termômetro do estilo de vida do bairro e locais perfeitos para fazer amizades com outros vizinhos. Um encontro em uma padaria pode render ótimas conversas e se transformar em uma amizade duradoura.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Jogue fora seus preconceitos

Começar uma nova vida em uma outra casa é uma ótima oportunidade para você deixar de lado alguns velhos preconceitos. Uma nova cidade ou bairro com gente diferente que possua hábitos distintos pode servir para você aprender novas culturas e abrir sua mente. Mostre-se interessado pelos seus vizinhos e aproveite para saber mais sobre detalhes da região. Qual é o prato típico do lugar? Existe alguma festa da cidade? Sabendo desses detalhes você faz amigos e se integra de forma mais rápida à comunidade.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Tenha sempre um sorriso no rosto

Quando você chega em um novo bairro, é importante deixar uma boa primeira impressão com todos. Ninguém quer ficar com a fama de antipático da região logo depois de ter chegado. Tenha sempre um sorriso aberto e uma risada fácil com seus vizinhos. Assim, poderão ver em você uma pessoa agradável e acessível. Evite chegar reclamando dos problemas do bairro e só conversar de assuntos negativos. Foque suas atenções no que é bom e encare a vida com leveza. Pessoas alegres têm muito mais amigos.

Chris Clinton/Lifesize/Getty Images

Seja prestativo

Ter um vizinho útil e prestativo é o que todo mundo quer. Ajudar é uma ótima maneira de abrir as portas para grandes amizades. Chegando no seu novo bairro, fique atento para os pequenos problemas e dificuldades das pessoas ao seu redor. Coloque-se à disposição para ajudar no que for preciso, desde trocar a resistência do chuveiro e até mesmo carregar móveis para os mais idosos. Certamente, esse tipo de atitude será bem visto pelos vizinhos e você será rapidamente recompensado.