×
Loading ...

Como fazer amizade com seu cavalo

Existe uma revolução silenciosa acontecendo no mundo jóquei. De acordo com o especialista em cavalos Michael Bevilacqua, autor do livro Além do Cavalo dos Sonhos, pessoas em todo o mundo estão aprendendo sobre os perigos que a montaria têm sobre os cavalos a longo prazo, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e têm desistido de montar em cavalos. O que você fará então com um cavalo, se não montá-lo? Torne-se amigo de seu cavalo e descubra o elo mágico que se forma quando você para de exigir de seu cavalo e, ao invés disso, cria uma amizade com seu animal de companhia.

Instruções

Passe um tempo com seu cavalo criando uma amizade e não exigências (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Passando um tempo juntos sem fazer nada

  1. Passe um tempo com seu cavalo fazendo absolutamente nada. Seu cavalo deve estar livre, sem nenhum equipamento, para que possa ir e vir à vontade. Se você tem receio de passear com seu cavalo sem um equipamento restritivo, faça o que você achar possível, até mesmo ficar do lado de fora da cerca enquanto seu cavalo se alimenta. Deixe-o iniciar a amizade e vir até você. Seja paciente, isso pode levar alguns minutos ou algumas horas e até mesmo um período de dias ou semanas. Esse tempo juntos é importante se você quer ser um verdadeiro amigo para seu cavalo. Você pode sentar em uma cadeira e ler sozinho ou em voz alta. Seu cavalo ficará curioso e em algum momento virá investigar. Se isso acontecer, cumprimente-o e passe a mão nele. Quando você estiver indo embora, deixe uma guloseima no chão e chame seu cavalo. Alimentá-lo com a mão pode torná-lo interesseiro e fazer com que queira estar com você somente pela comida. Deixe seu cavalo descobrir o amigo esperto que você é, simplesmente mostrando a ele onde a comida pode ser encontrada.

    Loading...
    Amigos passam um tempo juntos sem fazer nada, a não ser estar juntos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  2. Espere que seu cavalo vá até você. Quando ele o fizer, faça carinho em seu pescoço com gentileza, enquanto conversa com ele. Diga a seu cavalo o quanto você está feliz estando com ele. Passe 10, 15 minutos ou mais fazendo-lhe carinho e coçando-o. Ache o lugar que seu cavalo mais gosta de ser coçado - ele vai lhe dizer balançando seu pescoço ou curvando seus lábios - e se fixe neste ponto. Quando você tiver acabado e estiver indo embora, o cavalo pode tentar segui-lo, querendo continuar a ficar com você. Isso é um bom sinal de que a amizade está próxima. Deixe uma guloseima no chão e agradeça a ele por ficar com você.

    Seu cavalo gosta que você lhe coce e faça carinhos, então faça-os bastante (Ralf Nau/Lifesize/Getty Images)
  3. Descubra quais atividades vocês dois gostam de fazer juntos. Fazer uma caminhada com seu cavalo é uma ótima maneira de construir um relacionamento. Use um cabresto de corda lisa, já que os feitos com cordas podem machucar os cavalos nos pontos de pressão criados pelos nós. Faça pausas antes de escolher os caminhos. Às vezes, seu cavalo irá querer pastar em um gramado em particular ou sentir o cheiro de uma flor. Deixe-o. Então escolha para onde ir. Em uma amizade entre humanos, cada pessoa pode escolher para onde ir ou o que fazer. Acontece o mesmo quando se constrói uma amizade com um cavalo.

    Uma caminhada com seu cavalo é um ótimo modo de construir uma relação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Cavalos são animais sentimentais e podem adivinhar suas emoções. Nunca passe um tempo com ele quando você estiver estressado ou bravo. De acordo com a especialista Carolyn Resnick, bons sentimentos atraem cavalos como um ímã, assim, antes de estar com seu cavalo, recomponha-se para um bom humor.

Aviso

  • Você deve ser capaz de sair de perto de seu cavalo se em alguma hora ele estiver perto demais e te deixar nervoso. Mantenha uma distância segura do cavalo se você se amedrontar.

O que você precisa

  • Uma ou duas guloseimas (uma cenoura, ou outro alimento saudável) guardadas em um plástico para que seu cavalo não possa farejá-las em você
  • Um livro e uma cadeira
  • Um cabresto de corda lisa e uma corda de condução

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...