Como saber se uma amizade é doentia

Escrito por brenda scottsdale | Traduzido por mariana korman
Como saber se uma amizade é doentia
Uma amizade saudável faz você se sentir bem consigo mesmo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Na adolescência, as pessoas começam a criar amizades próximas, essenciais para o desenvolvimento da saúde mental e para a felicidade. Se a relação for saudável, você se sente bem perto da pessoa, confia e respeita ela e se sente aceito por ser quem é. No entanto, as pessoas não são perfeitas, e os relacionamentos não são completamente sadios ou doentios. Se reconhecer uma amizade com mais maus elementos que bons, é melhor acabar a relação.

Instruções

  1. 1

    Observe se o seu amigo frequentemente tenta colocá-lo para baixo quando vocês conversam. Imagine-se compartilhando uma memória boa ou um segredo com ele e tente pensar em como responderia. Se o que imaginar for dolorido, a amizade não é saudável. Embora todos tenham dias ruins de vez em quando, se a maior parte do que ele disser for ruim, você deve questionar a relação. Amigos devem se encorajar e apoiar um ao outro. Se ele utilizar a oportunidade para te trazer para baixo, não é um bom amigo.

  2. 2

    Perceba mentiras. Bons amigos não mentem um para o outro, mesmo se a verdade for difícil. Se pegar seu amigo mentindo frequentemente, você não pode confiar nele. Encontre um amigo mais confiável.

  3. 3

    Preste atenção nos seus sentimentos. O site Crisis Connection afirma que uma amizade é doentia quando a outra pessoa lhe faz sentir raiva, mágoa ou medo, mais do que boas sensações. Muitas pessoas confundem inimigos com amigos. Se a base da relação for inveja, enganação ou cobiça, você não se sentirá bem consigo mesmo ao lado dessa pessoa.

  4. 4

    Observe o tipo de atividades que vocês fazem juntos. Questione-se a respeito dos interesses que os mantêm juntos. Se passar a maior parte do tempo comendo besteiras, bebendo, fumando, usando drogas ou reclamando, a amizade não é saudável. Uma boa relação faz com que você queira ser uma pessoa melhor, não dar uma desculpa para os seus maus hábitos.

  5. 5

    Pergunte a si mesmo quanto se dá e se recebe na amizade. Se está dando 80% e recebendo 20%, a relação não é saudável. A divisão deve ser de 50% para cada. Se constantemente achar que você dá mais do que recebe, considere terminar a relação.

  6. 6

    Observe como vocês resolvem conflitos. Se um fizer mal ao outro ou se a amizade se tornar abusiva, é doentia. Todos os amigos discordam entre si de tempos em tempos, mas em uma relação saudável, os amigos se respeitam e se perdoam. Existe a vontade de se comprometer, e os parceiros se sentem bem com maneira que resolveram o problema.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível