Como fazer amizade com um estrangeiro

Escrito por luísa ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer amizade com um estrangeiro
Fazer amigos estrangeiros é culturalmente enriquecedor (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Ter amigos de outros países é muito enriquecedor. Faz com que você abra a cabeça para outros costumes, veja seu próprio país sob outra perspectiva, pratique uma língua estrangeira, tenha a oportunidade de ensinar sobre o Brasil e sobre sua região, entre tantos outros benefícios. E o melhor é que muitas vezes não é preciso nem sair da sua cidade natal para fazer amizades no exterior. Confira algumas dicas que lhe ajudarão a conhecer pessoas interessantes de outras partes do mundo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Dicas

  1. 1

    Uma das formas mais fáceis e acessíveis de conhecer estrangeiros é através de páginas como o Couchsurfing. No site é possível procurar pessoas que te hospedem de graça em suas casas pelo mundo inteiro e também se cadastrar para receber viajantes que estiverem passando por sua cidade. Se você não se sentir à vontade com a ideia de ter um desconhecido em sua casa, pode apenas se encontrar com alguém para tomar um café ou mostrar a cidade. Além disso, muitos lugares têm grupos de "couchsurfers" que se encontram regularmente para festas e intercâmbios linguísticos.

    Como fazer amizade com um estrangeiro
    Você pode tomar um café com estrangeiros que estejam na sua cidade (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  2. 2

    Uma opção muito interessante, mas que requer um alto comprometimento, é hospedar um intercambista na sua casa. Algumas agências de intercâmbio e associações que se dedicam ao tema, como a Aiesec, fazem a ponte entre você e um jovem estrangeiro que vá passar um tempo trabalhando ou estudando na sua cidade. Em geral, você se cadastra na organização informando possíveis restrições, como só aceitar mulheres ou não-fumantes, e é contactado quando encontram alguém que se encaixe no perfil. Em alguns casos, você recebe uma pequena remuneração para cobrir os gastos básicos com o hóspede.

    Como fazer amizade com um estrangeiro
    Receba intercambistas na sua casa (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  3. 3

    Se você não fizer questão de conhecer seu novo amigo pessoalmente, pelo menos não em um primeiro momento, e quiser aproveitar para melhorar seu nível em alguma língua estrangeira, uma dica é usar ferramentas de prática online. Criando uma conta em sites como Livemocha e My Language Exchange é possível conversar com algum falante nativo do idioma que você está estudando ou já estudou. Muitas vezes, as conversas transformam-se em uma boa amizade.

    Como fazer amizade com um estrangeiro
    Aproveite a prática de um idioma estrangeiro para fazer amigos online (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  4. 4

    Para quem mora em uma cidade que recebe muitos estrangeiros, pode ser fácil encontrá-los frequentando lugares que turistas costumam ir, por exemplo, os que têm mais indicações em guias. Em cidades turísticas alguns bares costumam fazer mais sucesso entre os visitantes do que entre os locais. Ir a esses ambientes pode ser uma forma de conhecer gente interessante de outros países.

    Como fazer amizade com um estrangeiro
    Frequente lugares populares entre os estrangeiros (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  5. 5

    Se você estiver na universidade, procure estrangeiros que estejam fazendo intercâmbio na instituição. Algumas instituições têm, inclusive, programas de apadrinhamento, através dos quais um estudante brasileiro pode se cadastrar para ser "padrinho" de um intercambista recém-chegado à sua cidade. Você será responsável por auxiliar na adaptação, tirando dúvidas sobre aspectos práticos da vida na cidade, ajudando-o durante procedimentos burocráticos e, é claro, mostrando a ele o que o Brasil tem de bom.

    Como fazer amizade com um estrangeiro
    Ajudar um estudante estrangeiro na sua cidade também é interessante para você (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  6. 6

    Por fim, a dica mais óbvia: viaje sempre que possível e mantenha a mente aberta. Ainda que não possa ir para o exterior, esteja aberto a novas amizades quando for a um lugar diferente. Mesmo dentro do Brasil prefira ficar hospedado em albergues, onde costuma haver grande interação entre os viajantes. Converse com os outros viajantes e, se parecerem companhias agradáveis, saiam juntos para passear.

    Como fazer amizade com um estrangeiro
    Se hospedar em albergues é uma boa forma de conhecer viajantes (Michael Turek/Photodisc/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Estar aberto a amizades é ótimo, mas algum cuidado sempre é necessário quando conhecemos pessoas novas, sobre as quais não temos nenhuma referência. Se for sair sozinho com o novo amigo, prefira lugares públicos, principalmente se estiver em outra cidade ou país.
  • Fique atento se tiver conhecido o outro pela internet, porque no mundo virtual nem sempre as pessoas são quem dizem ser.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível