×
Loading ...

Como amolar facas com uma lixa

Atualizado em 17 abril, 2017

Amolar facas com uma pedra não é uma tarefa fácil. Além de ser caro e difícil de encontrar uma boa pedra, elas podem ser confusas. Caso tenha facas cegas em casa, não há poque se preocupar, pois você pode usar lixas simples para proporcionar um corte afiado a qualquer lâmina. A lixa é áspera o suficiente em suas extremidades para realizar este trabalho.

Instruções

  1. Crie um bloco de lixa para seu maior conforto. Apesar de perfeitamente aceitável o uso de uma folha solta de lixa, isso pode levar a acabamentos desiguais e até mesmo causar ferimentos. Ao grampear diferentes espessuras de lixas em diferentes blocos de madeira, você manterá a uniformidade do fio de corte e a segurança de seus dedos.

    Loading...
  2. Verifique o ângulo da parte afiada de sua lâmina antes de começar. Cada faca tem um ângulo diferente, dependendo de seus usos. Compreenda este ângulo para ter maior aproveitamento ao amolar sua faca com a lixa.

  3. Use uma lixa mais grossa para facas muito cegas, isso desobstruirá o fio de corte. Segure a faca com a ponta para fora do corpo. Segure a lixa pela parte de trás ao longo da lâmina em um ângulo levemente inclinado e passe do cabo até a ponta repetidas vezes.

  4. Passe para uma lixa mais fina para afiar a lâmina com mais eficiência. Você também pode pular para este passo caso tenha alguma faca afiada, mas que você queira aperfeiçoar. Simplesmente repita o passo acima com uma lixa mais fina. Isso é o que fará com que a lâmina fique realmente afiada.

  5. Teste sua faca. Existem várias maneiras de fazer isso, como cortar uma verdura ou passar um fio de cabelo ao longo da lâmina. Caso não esteja satisfeito com o resultado, repita o processo e tente lixas diferentes.

Loading...

O que você precisa

  • Lixa
  • Faca cega
  • Pequeno bloco de madeira
  • Grampeador

Recursos

Loading ...
Loading ...