×
Loading ...

Como amolar ferramentas de torno em um esmeril

Atualizado em 25 maio, 2017

Além de facilitar o trabalho na madeira, manter as ferramentas de torno sempre afiadas deixa esse processo muito mais seguro. Ferramentas "cegas", com as bordas danificadas e com rebarbas excessivas podem causar acidentes de percurso, deixando marcas feias na madeira que precisarão de esforço para serem removidas. As lâminas que não estão afiadas cortarão de forma mais lenta e exigirão mais esforço por parte do usuário.

Instruções

Ferramentas de torno (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Monte o suporte de ferramenta em um chanfro de 30 a 45 graus e fixe a ferramenta nele. Determine se o ângulo do suporte corresponde ao chanfro na ferramenta e ajuste-a, caso seja necessário. Não é obrigatório manter a chanfradura exata, mas é uma boa prática a fim de obter aproximação. Prenda o suporte no devido lugar.

    Loading...
  2. Coloque os óculos de segurança e ligue o esmeril. Se a ferramenta de torno estiver muito "cega", com a borda danificada ou se você não tem certeza, use o disco de grão 36.

  3. Segure firmemente o cabo da ferramenta e use o polegar de sua mão oposta para guiá-la, enquanto a mantém contra o suporte de ferramenta. Aproxime a ferramenta do disco de forma gentil para que ela apenas toque nele. O toque leve irá polir bastante a lâmina, mantendo o aço frio. Após vários minutos executando este processo, você ainda será capaz de segurar a ferramenta entre seus dedos até 2 cm ponta durante pelo menos cinco segundos. Caso ela esquente demais e dificulte o toque, ou se a borda começar a apresentar uma descoloração, mergulhe a ferramenta em uma lata de água para resfriá-la e retome o processo fazendo um contato mais suave.

  4. Traga a borda das ferramentas de corte e cinzéis até o esmeril. Use um movimento de rolamento para goivas e raspadores, pois isso permitirá que você combine o formato do chanfro com essas ferramentas.

  5. Uma vez que começar a sair faíscas por cima da ferramenta, a borda estará afiada.

  6. Siga a mesma técnica com as ferramentas do torno, usando disco grão 80. Este funciona melhor em casos de ferramentas que já possuem corte e simplesmente precisam de polimento.

  7. Retire as rebarbas que foram criadas atrás da borda que você amolou. Em cinzéis e ferramentas de corte, passe levemente uma pedra de afiar no local. Em goivas, que são profundamente caneladas, use uma vareta de cavilha envolvida em lixa grão 120 para remover a rebarba.

Loading...

Dicas

  • O disco cinza padrão de uso geral que normalmente acompanha o esmeril pode funcionar também, mas ele tende a entupir facilmente. Os discos de óxido de alumínio são feitos para serem usados ​​em aço à alta velocidade (HSS).
  • Afie as ferramentas de torno com frequência. Elas perdem o corte após uma certa quantidade de vezes utilizadas.

Aviso

  • Use óculos de segurança sempre que trabalhar com ferramentas elétricas.

O que você precisa

  • Esmeril de bancada com discos grão 36 e grão 80 de óxido de alumínio
  • Ferramentas de torno (cinzéis)
  • Lata de água
  • Pedra de afiar
  • Vareta de cavilha envolta em lixa grão 120
  • Óculos de segurança

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...