Mais
×

Como amolecer uma cola contendo amianto para depois removê-la

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O amianto é um material não inflamável e fibroso, normalmente utilizado em construção civil, insulação elétrica, filtros químicos e à prova de fogo, etc. Essa fibra não é mais permitida devido aos seus riscos para a saúde, como problemas respiratórios e câncer de pulmão. Por isso, é recomendado remover o amianto já existente para prevenir tudo isso. O segredo é umedecer a cola. A água morna a amolece e evita que as fibras do material se transportem pelo ar.

Instruções

Remova a cola de amianto usada em casas e prédios para prevenir riscos à saúde, incluindo o câncer (Tiled floor image by Simon Amberly from Fotolia.com)
  1. Coloque uma máscara sobre o seu rosto. A exposição ao pó de amianto pode ser perigosa para a sua saúde, e tem sido relacionada a diversos tipos de câncer e problemas respiratórios. Use também um par de luvas de borracha para evitar que o amianto entre em contato com suas mãos e, consequentemente, com sua boca e seu corpo.

  2. Isole o cômodo a ser trabalhado. Feche todas as portas e janelas, e prenda plástico, usando fita adesiva, sobre a lacuna entre a porta e o chão.

  3. Aplique água morna a uma esponja e em seguida molhe a cola. Seja generoso, deixando o líquido realmente encharcá-la. Muitas contêm adesivos à base de água, por isso, ela dilui o produto e evita que as partículas de amianto sejam liberadas no ar.

  4. Limpe a cola usando um pano. Jogue-o em seguida em uma lixeira bem fechada para posterior descarte. Contate um engenheiro civil especializado ou uma empresa que lida com lixo para mais informações de como se livrar desses itens sem ficar exposto ao amianto.

  5. Continue a aplicar água morna na cola até que todas as áreas estejam amolecidas e tenham sido removidas com um pano e uma esponja.

Dicas

  • Qualquer roupa protetora que você estiver usando durante a remoção de amianto também deve ser descartada de maneira apropriada.
  • Contrate um profissional para remover o amianto. Embora seja seguro para um proprietário fazer isso sozinho, um profissional entende melhor o processo de remoção desse verdadeiro perigo.

O que você precisa

  • Máscara
  • Água
  • Esponja
  • Pano
  • Luvas de borracha
  • Plástico
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article