A ingestão de gerbera faz mal para gatos?

A gerbera é um tipo popular de flor ornamental

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Gatos que vivem muito fora de casa costumam comer grama e outras plantas para ajudar na digestão, e animais caseiros podem procurar saciar seu apetite com suas plantas internas e arranjos de flores. Isso pode ser algo muito perigoso, já que muitas plantas e flores comuns são venenosas para gatos.

Toxicidade

A gerbera, assim como o girassol, seu primo, não é venenosa para gatos. Apesar disso não se deve encorajar seu gato a comer flores, já que isso acaba deixando a decoração mais feia.

Mantendo o gato afastado

Para impedir que o gato coma as gerberas ou outras plantas, coloque-as em um lugar em que o animal não consiga alcançar. Compre grama especial para gatos para que ele não fique tentado a comer plantas decorativas. O site PetPlace.com também recomenda passar um spray repelente de gatos nas plantas que quer proteger.

O que prejudica um gato

Só pelo fato da gerbera não prejudicar gatos não quer dizer que outras flores comuns também não sejam tóxicas. O lírio e oleandro são bem tóxicos, e outras plantas comuns que apresentam toxicidade para felinos incluem aloe (babosa), azaleia, craveiro, margarida, eucalipto, peônia, bico-de-papagaio e tulipas. Uma lista completa está disponível no site da ASPCA.

Tratamento

Se o seu gato consumir uma planta venenosa entre em contato com seu veterinário imediatamente.

Sintomas

Se o gato apresenta convulsões, perda de consciência ou problemas de respiração, leve-o para o seu veterinário ou um centro de emergência para tratamento de animais imediatamente. Ligue para eles no caminho e informe a idade, peso e sexo do gato, além do que ele ingeriu.

eHow Brasil
×