Amostra de competências no atendimento ao cliente em lojas de roupa

Escrito por georgia dennis | Traduzido por juliana s. zoccoli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Amostra de competências no atendimento ao cliente em lojas de roupa
Se você quer que as pessoas retornem várias vezes à sua loja, o atendimento ao cliente é a principal forma de conseguir isso (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

As habilidades de atendimento ao cliente em boutiques ou lojas de roupas envolvem, principalmente, saber ler um cliente com rapidez e precisão. Voltar a atenção para os verdadeiros compradores ajuda uma loja a aumentar os lucros e construir uma base de clientes fiéis. Estar disponível e apresentável para todos que entrarem na loja, bem como estar pronto para ajudar o cliente a encontrar o que precisa, vai ajudar a reputação da loja a crescer de maneira positiva.

Outras pessoas estão lendo

Mostre a mercadoria disponível

Os compradores querem ver as opções disponíveis, mas muitas vezes não confiam em seu próprio julgamento sobre o que é bom ou está na moda. Encontre itens na prateleira que são semelhantes ao que o cliente está usando em estilo, preço e cor. Dê ao cliente várias opções para experimentar. Uma vez que um padrão de gosto for reconhecido, encontre uma variedade de peças nessa linha de preferência. Mostrar uma peça a um cliente aumenta as chances de vendê-la.

Faça sugestões

Avalie o estilo e o gosto de seus clientes e faça sugestões sobre peças que irão realçar a sua beleza. Clientes mais altos ou mais magros vão ficar melhor em certas peças que clientes mais baixos e cheios de curvas, e vice-versa. Guie seus clientes para as peças que lhes cairão bem, dizendo a eles quais peças realçam seu corpo ou cor e estilo de cabelo.

Seja honesto e elogie

Se uma peça é muito pequena ou muito grande, diga isso ao cliente, mas faça com muito cuidado e tato. Mencione que parece muito apertada ou muito larga nos ombros e evite mencionar a área do peito e do estômago, já que essas áreas podem ser pontos sensíveis para muitas mulheres. Se a cor for boa, mas a peça não serviu bem, diga que a cor é perfeita para o cliente, mas que o corte não funcionou muito bem. Sempre culpe o item por não servir direito, nunca o formato do corpo do cliente. Construa suas sugestões e respostas de uma maneira que não insulte mas também não minta. Esteja preparado para oferecer uma peça alternativa na mesma cor ou estilo.

Ofereça assistência

No momento em que um cliente entra em sua loja, ofereça-se para ajudá-lo. Cumprimente-o e diga algo como: "Posso ajudá-lo a encontrar algo hoje? Temos 20 por cento de desconto em todos os sapatos e vários estilos bonitos disponíveis ..." Se você notar um cliente olhando para uma peça, mencione que você tem aquela peça em outras cores e tamanhos. Mencione se pode ser lavada na máquina, se é boa para viagens ou outras qualidades da peça. Se o cliente parece mais reservado, permita-lhe um pouco de espaço, oferecendo assistência apenas quando ele pedir. Alguns clientes gostam de ser guiados, outros preferem olhar por si mesmos. Adeque seu comportamento conforme o tipo de cliente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível