Saúde

Amoxicilina para tratar dor de dente

Escrito por wanda thibodeaux | Traduzido por laila teixeira
Amoxicilina para tratar dor de dente

A amoxicilina é indicada para o tratamento de dores de dente causadas por bactérias

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Os dentes são expostos à bactérias e produtos químicos diariamente. São afetados quando rangem e, também, pela força da mordida. Portanto, não é de se estranhar que as pessoas acabem com dores de dente. Algumas dessas dores requerem cuidados sérios como, por exemplo, um tratamento de canal. Outras podem ser tratadas com um medicamento vendido sob prescrição médica: a amoxicilina.

O que é a amoxicilina?

A amoxicilina é um antibiótico e precisa ser receitada por um médico. Por ser um derivado da penicilina, antibiótico que a maioria das pessoas pode tomar, essa droga é prescrita para o tratamento de inúmeras doenças causadas por bactérias. É um dos medicamentos mais frequentemente receitados nos casos de dores de dente de origem bacteriana.

Como ela funciona

Quando os dentes não são bem limpos através da escovação e do uso de fio dental e enxaguante bucal, restos de comida podem ficar presos entre eles. A flora bacteriana presente na boca se alimentará desses restos. Com o tempo, as bactérias podem causar inflamação das gengivas e danos ao tecido do interior do dente. O resultado disso costuma ser uma dor de dente. A amoxicilina mata as bactérias causadoras de inflamação e lesões, eliminando a fonte da dor de dente.

Posologia

A maioria dos médicos prescreve amoxicilina de 500 mg para pacientes com dores de dente, instruindo-os a tomar de duas a três doses por dia, dependendo da gravidade da infecção, da altura e peso do paciente e de outros fatores biológicos como, por exemplo, doenças recentes. Normalmente se recomenda que o paciente faça uso da medicação por uma semana. Não tome uma dose dupla caso você se esqueça de tomar o remédio. Pule essa dose e continue o tratamento normalmente. A prescrição médica deve ser obedecida até o final, mesmo que a dor já tenha passado, para evitar que a bactéria adquira resistência à droga.

Efeitos colaterais

Assim com qualquer outra droga, a amoxicilina tem efeitos colaterais. Geralmente são leves e incluem sintomas como a indigestão. Em alguns casos podem surgir efeitos colaterais mais graves como erupções cutâneas, sangramento e convulsões. Avise seu médico imediatamente caso você apresente quaisquer desses sintomas. Se necessário, o médico diminuirá a dose recomendada ou trocará o remédio por outro que não cause reações tão negativas.

Considerações

Embora a amoxicilina seja comumente receitada em casos de dor de dente, há diversas situações onde ela não é indicada. Exemplos disso são as cirurgias dentárias e os traumas dentários. Isso se deve ao fato da amoxicilina servir para combater infecções e não para reduzir inflamações ou aliviar dores. Qualquer alívio de dor que resulte do tratamento com amoxicilina acontece pelo fato da droga estar eliminando bactérias e não por a droga conter propriedades anti-inflamatórias ou analgésicas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media