Como ampliar a sua bagagem cultural

Escrito por kay daniels | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ampliar a sua bagagem cultural
Expandir a sua base de conhecimentos é um processo que quase sempre exige muita leitura (Pixland/Pixland/Getty Images)

Você provavelmente conhece alguém que parece ter a resposta para todas as perguntas. Essa pessoa possui uma opinião formada sobre tudo que aparece no noticiário, conseguindo participar de discussões profundas sobre praticamente qualquer assunto, fazendo perguntas incisivas e respondendo rapidamente a qualquer coisa que os outros digam. Talvez seja a essa pessoa que todo mundo recorre quando tem dúvidas profundas sobre algum assunto, e ela provavelmente é reconhecida como alguém que sempre pode dar aos amigos e parentes o melhor conselho sobre as próximas decisões a tomar. Talvez você queira ser mais parecido com essa pessoa; para isso, é necessário ampliar a sua bagagem cultural.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Acompanhe o noticiário para obter informações sobre o que está acontecendo no mundo, já que saber o porquê das coisas estarem acontecendo e sobre o plano por trás de tais acontecimentos são importantes para seu repertório. Procure ler diariamente um jornal, seja ele impresso ou pela internet, a fim de se manter atualizado. Assistir aos telejornais também pode ajudar nesse processo, mas a televisão tende a contextualizar menos as notícias do que as reportagens escritas.

  2. 2

    Procure ler literatura clássica para poder entender melhor muitas referências culturais caso tenha lido obras frequentemente citadas, como as de Shakespeare e de Carlos Drummont de Andrade. Manter esses livros na sua biblioteca de conhecimentos ampliará bastante as suas perspectivas.

  3. 3

    Leia sobre filosofia e ciência, ou sobre qualquer outro tema que o faça pensar e querer saber mais. O processo de construção de novas conexões mentais e de expansão de horizontes afetará diretamente o quanto você pensa que sabe.

  4. 4

    Formule suas próprias perguntas e tente respondê-las. Se você algum dia já se perguntou coisas como "por que as pessoas desenvolvem alergia a alimentos" ou "por que a bolsa de valores quebrou em 1929", pesquise na internet até encontrar artigos com possíveis respostas a essas indagações. Crie o hábito de efetivamente encontrar esse tipo de respostas, ao invés de simplesmente querer saber os motivos e logo em seguida deixá-los de lado e partir para outras atividades.

  5. 5

    Faça cursos. Mesmo que você não queira estudar especificamente para obter um diploma, procure cursar aulas noturnas ou pela internet em instituições de ensino da sua região. Caso exista algum curso ou matéria que ache interessante, faça-o apenas para saber mais sobre o assunto.

  6. 6

    Entre em discussões com outras pessoas, já que ouvir suas ideias e responder as perguntas que elas tenham sobre o que você pensa lhe ajudará a ter uma compreensão melhor das opiniões alheias, o que pode ampliar os seus próprios pontos de vista ao longo do processo.

Dicas & Advertências

  • Mesmo que você não tenha meios de frequentar aulas ou cursos sobre os temas que mais o interessam, associar-se a uma biblioteca costuma ser uma passagem grátis para um mundo de livros sobre praticamente qualquer assunto. Utilize o seu cartão da biblioteca com frequência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível